domingo, 1 de janeiro de 2012

Prenúncio de um bom ano!!!!


Inaugurar o ano, quanta responsa. Que nada. É só mais um dia pra jogar conversa adentro. Esperamos o século XXI emplacar seu primeiro engradado de anos na temperatura fresquinha de Chapada, com direito a um aguaceiro lascado. Receita boa para uma boa “virada”: estar junto a pessoas queridas e eternamente importantes, comer e beber do bom e do melhor, trocar palavras, carinhos e afetos. E quanto mais a gente rir, melhor. Alegria e emoção. Quanta curtição. Bom demais.
Sossego. Um desnegócio importante para tais ocasiões. O que esperar de uma cidade pequena invadida por alguns milhares de pessoas que ali buscam seu lugar de festa? Outra coisa, menos paz e tranquilidade. Mas e aí, vai encanar com isso? Não, nadinha. A vida é improviso, que nem jazz. Funk pancadão não, é diferente. Phoda!  Um passeio pelo mirante, pra curtir a paisagem anunciadora do “as águas vão rolar”; mais o retorno estratégico no meio da tarde domingueira tiveram essa insuportável trilha sonora. Decibéis acima da capacidade tolerada.
Povo mal educado encosta o carro com o som no último volume em locais públicos, não importando se quem não pagou quis ouvir. Essas situações, que já foram muito mais presentes lá nos Guimarães, se repetiram no último final de semana. Triste é ouvir liderança política desculpando os abusados com essa: desculpe, mas nem todo mundo é educado como você!!!!! Da próxima vez levarei uma plaquinha para sinalizar o ambiente e colaborar com a coletividade.  “Espaço reservado para imbecis. Caia fora!”

A comemoração despropositada também caiu pros lados dos rojões e morteiros, nas mãos de "sem senso". Um perigo! Nem as operações pacificadoras nas favelas do Rio fazem tanto barulho. Estrondos que provocavam um susto atrás do outro. Cães desesperados procurando os debaixo das camas, alarmes de carros disparando, sirenes de ambulância. Muito barulho por nada?
A troca de ano, momento pra ritualizar, claro que teve muito mais momentos agradáveis. Ledo engano achar que a barulheira infernal faria sucumbir o percurso de horas tão importantes. A concentração e o esforço nesse sentido venceram. Estamos, e nossos amigos também, preparados pra enfrentar a baixaria. Evoluímos. Tudo na vida evolui, menos a baixaria.
E no meio de todo esse clima, de toda essa agitação, adrenalina a mil, nada como reparar e registrar as bonitezas da vida. Essa mesma, a nossa, que vai passando diante de nossos olhos, se esvaindo, como a nos provocar para que façamos dela o que bem entendemos. No nosso caso, registrar, seja em fotos ou escritos.
Dezesseis minutos após a entrada de 2012 um toró desabou. Água pra que te quero. Não teve como resistir. Quem estava na praça preparado pra entortar o caneco, desistiu. Foi pra casa. Se continuou ou não com a farra não sabemos, mas, no aconchego do lar, com a chuva caindo a cântaros e molhando pra valer, teve ânimo arrefecido e encostado num canto do sofá ou com a cabeça deitada sobre uma mesa. Dormir até o dia raiar. Santa chuva, muitos pais e mães devem agradecer... seu filhinho(a) tá de boa! A natureza, sempre sábia, amainou o ambiente que tendia pra alguma coisa, que não ia ser legal.

A partir daí a entrada do ano foi calma e gostosa, como merecemos. O despertar no primeiro dia de 2012 foi com um cocoricó soberbo. O galo do vizinho soltou a voz do alto de um muro, prestes a desabar. A terra encharcada, as plantas verdes e felizes, quantidades de manga, goiaba, folhas e flores nas calçadas e ruas. Foi um deu certo “que o mundo compreendeu e o dia amanheceu em paz!”




2 comentários:

  1. Valeu "GRANDE" Lourenzo..., muuuito axé para vc e família, neste ano que se inícia!!!
    Por aqui no planato central 2012 começou tudo em paz, muita festa regada a bom som dançante (sem decibéis bestiais para incomodar), em casa, com os amigos e famíliares..., boas vibrações, muita alegria!
    Mário Vilela.

    ResponderExcluir
  2. grato por passar momentos felizes com vcs...
    Zé Carlos & Sandrinha na casa dos amigos
    Lora e Juliano....abraços

    ResponderExcluir