Impressão de Haroldo de Campos |
Pela segunda vez acompanho o lançamento de novos editais do “Rumos”, programa de apoio e incentivo à cultura brasileira, do Itaú, que já completa 14 anos. A convite da instituição financeira. Jornalistas de ponta a ponta do Brasil são recebidos carinhosamente. Entre eles, este sujeito aqui do Tyrannus.
Mr. Corporation |
Agnaldo Farias e sua careca iluminada |
Papo cabeça |
Só a programação que o Itaú Cultural oferece já me serviria. Um pocket show com a banda maranhense Criolina, tendo participação de atores clowns da Confraria do Absurdo, na cerimônia de lançamento dos editais, já estaria de bom tamanho. A exposição modernosa da torno da obra do concretista Haroldo de Campos são, digamos, prata da casa. Presencio como convidado especial essas duas opções.
Nada de concreto |
Converso bastante com colegas, jornalistas culturais, que vieram de todas as regiões do Brasil. Muita informação em tempo exíguo. O “Rumos” proporciona troca de experiências entre nós comunicadores, mas, muito mais do que isso, uma visibilidade incrível da diversidade cultural deste país. Os editais lançados privilegiam áreas como Artes Visuais; Educação, Cultura e Arte e Jornalismo Cultural. Para pleitear a participação o passo inicial é conferir a íntegra dos editais, disponíveis no site www.itaucultural.org.br/rumos. Na dura vida dos profissionais que militam na cultura, quem se dá bem nesta iniciativa torna-se um “artista com rumo”.
Pocket show |
Além dessa overdose programada, arrisco uma matinê para assistir um filme que talvez nem venha pra Cuiabá, “Tetro”, o último de um grande ídolo meu. Filmado em Buenos Aires; com as sutilezas do tango; fotografia estonteante, oscilando entre cores e preto e branco; apelo dramático de arrepiar e da atriz Carmen Maura, até parece coisa de Almodóvar. Mas não é mesmo!!! É o talento exuberante de Francis Ford Coppola que se renova.
E acabou-se o que era doce. São Paulo, como sempre, me deixou saudades. Sabe... Eu gosto muito de Cuiabá. Mas é impossível ignorar a grandiosidade da completa tradução que é a (ex) terra da garoa.
Pensão macsud |
Bacana Lorenzo. Sâo Paulo é tudo isso que você falou e muito mais. Que saudades da minha terra...
ResponderExcluirMas morar nem pensar...
Josana Salles