Só que tem um problema. Ficamos temerosos, após ler algo sobre o 22 de dezembro, antes de preparamos este texto. Preparem-se. Segundo os Maias, povos que habitaram as florestas tropicais do México a Honduras, daqui a 1 ano, exatamente, no dia 22 de dezembro de 2012 será o fim do “mundo de ódio e materialismo”. Não sabemos precisar até que ponto isso é mesmo o fim do mundo, mas ódio e materialismo são coisas que não têm faltado nos dias atuais. E ser num sábado! Quer dizer que sequer teremos o domingo pra descansar. E uma parte aqui do Tyrannus, que aniversaria no dia 23 de dezembro, não chegará na sua 54ª primavera. Verão, melhor dizendo.
Pintura rupestre Maia |
Mais recentemente astrofísicos anunciaram que um asteróide de 1,2 Km e 2,6 bilhões de toneladas poderá chocar com a terra em 21 de março de 2014. Perigas Cuiabá não sediar a Copa 2014!!!! Ai meu Deus!!!!!!!
Como boa parte da população mundial é pessimista, as profecias em torno desse anunciado final dos tempos costumam ser bem recebidas, se é que é possível receber bem uma notícia dessa natureza. Pouco antes do ano 65 d.C., o filósofo Sêneca, saiu com esta: “Tudo o que vemos e admiramos hoje vai queimar no fogo universal, que inaugura um mundo justo, novo e feliz”. Quase 15 anos depois (79 d.C.), bastou o vulcão do Monte Vesúvio entrar em erupção para que o povo se lembrasse do velho Sêneca.
E vamos botar mais fogo nessa conversa. Que tal um incêndio que destrói 80% de uma das cidades mais famosas do planeta? Pode ser coisa de fim de mundo mesmo. E aconteceu em 1666, em Londres, colocando muita gente de orelha em pé. Bom, um número que termina com 666 é algo assim meio besta, né?! Também na Inglaterra, em Leeds, 1806, uma galinha começou a colocar ovos no formato da frase “Cristo está chegando”. Era só o que faltava: uma galinha como arauto do apocalipse.
O sono de um padeiro quase acaba o mundo |
Em 1910, o final dos tempos viria dos céus. A passagem do Cometa Haley provocou histeria entre europeus e americanos que acreditavam que a cauda do cometa continha um gás que acabaria com a vida no planeta. Os italianos, escandalosos por natureza, trataram de engarrafar ar para manterem-se vivos.
Cometa de Halley, esse é reincidente |
Cometa Hale-Bopp |
Os membros da Testemunha de Jeová também pagaram um mico com essa história. Previram o fim do mundo para 1914, mas nada aconteceu e até o Botafogo voltou a ser campeão. Na passagem do cometa Hale-Bopp, em 1997, novamente o perigo finalizador dos tempos estava no céu. Foi o suficiente para que um pequeno grupo de 29 pessoas, ligadas ao grupo religioso Heaven’s Gate, providenciasse seu fim de mundo particular, através do suicídio coletivo. Em 1984 o Wall Street Journal alertou para o fim do mundo em 01 de janeiro de 2000.
A gravação |
Orson Wells protagonizou a maior mentira sobre o fim do mundo dos últimos tempos. Em 1938 convenceu o diretor da Columbia Broadcasting System a transmitir uma adaptação de "A Guerra dos Mundos" de H.G. Wells. Em 30 de outubro, às 20 horas, foi para o ar uma narrativa minuciosa sobre a queda de um meteoro nas imediações de NY. Cerca de 50 milhões de ouvintes foram pirando com as notícias que chegavam... a loucura atingiu seu ápice quando seres gigantescos saíram do meteoro exalando gases tóxicos.
Uma multidão enlouquecida tomou os quartéis, postos policiais, hospitais. Veteranos da Grande Guerra vestiram seus uniformes e despediram-se de suas famílias partindo para defender o país. Negros no Harlem abriram as janelas e se atiraram. Em Minneapolis uma mulher enlouquecida percorreu as ruas, descabelada, anunciando o fim do mundo. Em todas as cidades norte-americanas, propagou-se a notícia de que NY estava ameaçada pelos robos marcianos.
Após 18 minutos, quando encerra a encenação com a morte do locutor, uma voz anuncia: "Vocês acabaram de ouvir a primeira parte de uma apresentação de Orson Welles, que radiofonizou "A Guerra dos Mundos, do famoso escritor inglês H.G. Wells". Final da história: O diretor da C.B.S. perdeu seu cargo e Orson Wells ficou famoso. É tudo verdade!
Wells cercado por repórteres: Muitas explicações |
Nenhum comentário:
Postar um comentário