Vítor, Lucas, Tutu e Beatriz |
Foram anos e anos de aprendizagem com o Luis Arthur, que atende por Tutu. Deu muito trabalho na infância, como qualquer outra criança. Hoje, aos 20 anos, é uma pessoa de trato fácil e difícil, como qualquer outro adolescente! E vai chegar à fase adulta, como todos os adultos, tendo seus dias de altos e baixos.
É enriquecedor o convívio com essas pessoas ditas “diferentes”, por algum motivo, qualquer que seja. Seres esses que precisam de um cuidado especial e que jamais podem ser excluídos de nada. Esse tipo de experiência é importante para que possamos aferir qualidades que precisamos exercitar para viver nesse mundo doidão do século XXI. Qualidades como a tolerância e a paciência que abrem nossos corações e nos tornam mais humanos.
Desde o ano passado, eu e o Tutu, civilizadamente, estamos nos digladiando por causa do futebol. Eu tricolor, ele flamenguista. Já viu, né... No último Fla/Flu tive que aguentar a pagação dele. Mas dei um nó na cabecita dele, mentindo que tinha virado flamenguista. Nem sei se acreditou, o que ele queria mesmo era curtir com a minha cara. Mas, depois da gozação, seu coração bondoso o faz nos consolar: “Fica triste não, depois ganha”.
E fiquei sabendo que ele, tempos atrás, assistindo a um jogo do Flamengo, apostou com seus parentes lá das Minas Gerais, crente que o Urubu ia vencer. Já quase no final da partida, o Mengo perdia por dois ou três gols de diferença, e eis que o Tutu disse em alto e bom tom aos demais apostadores: “Não tem mais aposta nenhuma!!!”. Tutu não é de brincadeira.
O dia 21 de março é o Dia Internacional da Síndrome de Down, comemoramos o aniversário do filho e também a data específica, que remete às pessoas que têm uma carinha simpática e semelhante a dos povos que nasceram lá na terra do Gengis Khan, a Mongólia. E, claro, na torcida para que o mundo aceite cada vez mais essas pessoas, que são diferentes... como cada um de nós!
Pascal Duquenne, melhor ator em Cannes (1996) |
E as palavras de hoje são dedicadas a ele e todos seus semelhantes que são um pouco diferentes de nós.
A floresta de Miguel Penha |
Taqui pro cê que pratica a discriminação racial |
Grande Tyrannus...Grande! Cacau
ResponderExcluirValeu Claudinha... gratidão e beijos do Tyrannus!
ExcluirMonica Querida, acabei de ler o seu blog. Nossa fiquei arrepiada varias vezes. Lembrei das muitas vezes que fui agraciada com a presença do Tutu. Que saudade de vocês todos. Um Beijo a toda essa familia que tnto amo.
ResponderExcluirSalve Penha, Tutu é mesmo um sujeito conquistador!
Excluir