Dom Quixote (Portinari) |
Na amizade não deve existir interesse, mas dizem não haver possibilidade de tal fato acontecer, por isso a amizade verdadeira é um mito. Tem a ver com a tal história: "Amigos, amigos... negócios à parte", porque tem horas em que amigo é facada no umbigo.
Nunca mais olhe pra minha cara! Nunca mais fale comigo! Ficar de mal. Romper relações. Quem é que nunca passou por isso? É assim a vida da gente e de vez em quando acontece. Os motivos são muitos, alguns justificáveis. Outros, totalmente incompreensíveis. Aprender a conviver com esses acidentes de percurso faz parte da existência de cada um de nós.
Aí passa o tempo e com ele a raiva e o destempero são amenizados. Às vezes a amizade volta e fica tudo bem. Às vezes, mesmo que a malquerença já tenha se debelado, por pura birra, continuamos de mal. Gostaria de saber se há alguma fundamentação científica num raciocínio que venho alimentando na medida em que o tempo passa (e ele não passa em vão). Os sentimentos ruins, não nos fazem bem. Acho que baqueiam alguns de nossos órgãos vitais como o fígado e o coração, por exemplo. Não adianta nada ficar alimentando ódio e desprezo contra ninguém.
Ex-melhores amigas |
Negócios à parte |
Na ficção há amizades célebres. Mas algumas derrapam, porque cabe perder o amigo, mas não a piada. Reza a lenda que Zorro e seu amigo índio, Tonto, fugiam à cavalo de um grupo de peles vermelhas e seguiram por um desfiladeiro. Eis que o desfiladeiro chega ao fim e Zorro, desesperado, volta-se para o amigo: "Tonto, estamos fudidos". A resposta de Tonto é arrasadora: "Mim não, cara pálida". Batman e Robin também entram na lista das grandes amizades. Mas a amizade deles era tanta, tanta, tanta; que até rolaram uns boatos maldosos. E preconceituosos.
Lealdade questionável |
Eram quatro amigos inseparáveis |
Elementar... |
Gostamos de dizer que "amizade é uma plantinha que precisa de cuidados". É meio piegas, mas é isso mesmo. Amigos precisam de atenção, de compartilhar, de gestos, notícias... isso e mais algumas coisas se traduzem em alimento que fortalece a amizade. Facebook é bacana, mas não é bastante. Será verdade que quem tem mais de 300 amigos no facebook é um ser solitário?
Aceitando as diferenças |
Nenhum comentário:
Postar um comentário