quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Innsbruck


A cidade, as montanhas e a neve eterna

Innsbruck é a capital do Tirol, um dos oito ou dez estados que a pequenita Áustria tem. Uma cidade entranhada em vales alpinos, onde os caras, principalmente aqueles que vivem na região rural, usam aquelas bermudas (ou calções mesmos, sei lá), com suspensórios e chapéus diferentes. Estava em nosso roteiro. Dormimos num hotel bacana com internet boa e gratuita. Pode crer. E isto é incrível em se tratando da Europa.

De noite, na porta do hotel, fui dar umas baforadas num cigarro gauloises.  O vento uivava e fazia até um rodamoinho levantando folhas secas num espiral. Pela manhã, bem cedinho (nunca acordei tão cedo durante minhas férias, é todo dia entre seis e sete horas da madrugada), partimos para a famosa city tour. Coisa bem básica, que já vem no pacote e você não paga nada extra. O que recomendo é que não se pesquise o preço dessa city tour, para fazê-la por conta própria, porque vai pintar aquela sensação de estar sendo passado pra traz.
 
Assim como é bom, na hora de pagar as contas, não procurar converter de euro pra real, porque senão neguinho pode ter um infarto. “Quem converte não se diverte”, ensinou-me minha filha que viveu quatro meses nos Estados Unidos.
Então, NE, saímos bem cedinho e subimos pelas encostas dos Alpes em Innsbruck, conhecendo bairros e paisagens dessas montanhas. Também visitamos um trampolim de salto de esqui, já que a cidade costuma sediar várias competições de esportes de inverno. Não levei meu par de esquis, porque não os tenho, para o bem de todos e felicidade geral desta nação Tyrannus Melancholicus. E também não precisei do famoso cataflan ou qualquer outro tipo de analgésico.
Gostei de Innsbruck, Gostei mesmo. Povo simples e educadíssimo. Uma igreja belíssima que balançou minha emoção. Num hotel chique da cidade foram rodadas várias cenas de Sissi a Imperatriz, filme das antigas com a exuberante Rommy Schneider.
Disse que adorei Innsbruck, mas gostei mais ainda depois que saí da cidade. De lá partimos para a Itália, tendo como primeira cidade, Verona. Mina... Mano... o visual dessa rodovia é de chapar qualquer um. Vejam as fotos... 
Bairro incrustado na montanha

Trampolim olímpico

Lorenzo, a cidade e as montanhas


Muito frio


Muuuuuuu

Nenhum comentário:

Postar um comentário