domingo, 7 de novembro de 2010

Algumas vezes você entra num site/blog e aparece lá escrito: “em construção. E vazio total. O Tyrannus também está “em construção”, mas nada de vazio.


Não é porque estamos em construção, que você vai sacanear  
Estar “em construção” significa que estamos pensando, questionando, discutindo, imaginando, falando, falando etc e tal em torno do futuro deste espaço. Além de postar artigos e fotos livremente, pensamos em prestar um serviço. Temos muitos planos, mas nos falta conhecimento técnico para organizar, estruturar o Tyrannus. Mas decidimos que mesmo “em construção”, vamos prosseguir “mandando bala”, “mandando ver”, construindo... E como todo o cyber espaço que está “em construção”, aceitamos sugestões.

Uma das idéias é criar e organizar links (outros espaços) dentro do blog com dicas culturais, opiniões, entrevistas e... sei lá mais o quê. Em relação às dicas culturais, queremos postar, pelo menos uma vez por semana, um roteiro com acontecimentos e eventos culturais que, segundo a nossa opinião, valem a pena uma conferida. São filmes, exposições, lançamentos de livros, shows, teatro, músicas e por aí vai. Claro, aquelas que nos chegam e que tem muitíssima afinidade com o nosso fino paladar e dos internautas que navegam conosco. Sobre as entrevistas, só com gente cabeça. Nem que seja cabeça de vento, mas tem que ser gente cabeça.

Em relação às dicas, já nesta semana, lá pela quinta-feira, estaremos emplacando aqui o nosso Roteiro Cult para Cuiabá e arredores.

Enquanto não vamos de roteiro regional, vai agora um registro de três belas exposições que flagramos no Rio de Janeiro no mês passado. E você, passando por essas paragens, ainda dá pra conferir. Vick Muniz, Waltercio Caldas e Camille Kachani estão expondo em terras cariocas. Vick e Waltercio são bastante conhecidos e são referências na arte contemporânea, inclusive, com projeção internacional. Duas exposições imperdíveis. Camille, que é homem e não mulher, estava em nosso caminho e não tivemos como evitar. Curiosas reproduções tridimensionais de insetos como formigas, moscas e tem até um mosquitão da dengue. Obras feitas de resina, fibra de vidro, metal e outros materiais. Um trabalho interessante e bastante curioso.

Moscas, de Camille
A Galeria Anita Schwartz, na Gávea, estão as esculturas grandes e médias de Waltercio e alguns trabalhos em papel. Representam a fase mais recente desse grande artista brasileiro, carioca, cujo talento percorre o mundo. Uma arte muito diferente e que requer uma leitura delicada. Não sou a pessoa mais apropriada para dissertar sobre o trabalho do cara. Só sei que achei bonito e com uma estética muito original, única.

Vick Muniz está na Casa Laura Alvim (RJ). Só o local, já valeria uma visita. Fica em Ipanema. Uma baita casa de frente para o mar, que era da Laura Alvim, mulher entusiasta das artes e notívaga, que não teve filhos e deixou seu patrimônio para a população. O banheiro da mulher é um show a parte. Mas, voltando a Vick, artista que acompanho há vários anos, seu trabalho tem um certo estilo pop, mas com genialidade e muito bom humor. Consegue fazer arte com todo e qualquer material. Vale a pena fuçar na internet em busca de suas obras e também ler a respeito de sua trajetória brilhante. Num Rio de Janeiro meio nublado, visitar esses locais e conhecer de perto a obra desses artistas foi um programaço.
Obra de Waltercio, sem comentários

Com Valeria Del Cueto, na casa Laura Alvim



3 comentários:

  1. Foi um dia muito agradável e artisticamente produtivo. lembrei de vocês quando fui, esta semana, ver a exposição de Keith Haring. Iam adorar! Procurem na rede pr ver o trabalho dele!
    http://www.haring.com/
    Beijos saudosos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Valeria, vimos o Keith Haring em Sampa. Curtimos muito. Saudades

    ResponderExcluir
  3. Por isso que não dispenso trocar uma idéia com vocês! O noGargalo aguarda a visita do ilustre casal para uma rodada por conta da casa.

    ResponderExcluir