sexta-feira, 19 de outubro de 2012

De cara!

A cara de esperança é de Malala

Olha só pra sua cara. Ah, você é muito feio ou feia? Agora olha pra sua cara metade. O que, não tem? Deve ser por isso, então, que tá com essa cara de bunda. Brincadeira... Te amamos, apesar da sua cara de poucos amigos. Querendo e sendo repetitivos,  na maior cara de pau, o assunto de hoje tá na cara. E neste instante exato, me passou que essa é uma palavra de uso cotidiano.

Porra, depois de um tempo pensando e anotando sobre a palavra “cara” que é um substantivo comum, concreto, masculino ou feminino, que quando associado a outra palavra (adjetivo ou substantivo) se transforma em expressões de com vários significados. E ainda há as palavras derivadas, que talvez pode ser não temos certeza, para as quais apelaremos. Tipo “caraca”, que é a capital da Venezuela, no singular. Ou “caracoles”, um plural equivocado de caracol. Neste caso pode porque ambas tem origem no espanhol.  Se as palavras te chatearem ou o texto ficar muito inconveniente... pode fazer cara feia, e deixe a cara de tacho pra nosotros.
Cara de fuinha
"Procurando por você/meu amor onde está/meu deus! mas que felicidade/ te encontrar pela cidade/com essa cara linda / ao sol do meio dia...". Versos de "Deixa Sangrar", de Caetano Veloso. Aqui pra nós de Cuiabá, tá liberado incrementar a letra: com essa cara linda/e suada/ao sol do meio dia. Outra música de Caetano: "Esse cara". Discorre sobre uma relação sentimental e patológica. “Ele está na minha vida por que quer e eu estou pro que der e vier”.

Cercados por índios, Zorro diz para Tonto: "Nós estamos
 perdidos...". E Tonto responde: "Nós quem, cara pálida"

"Índio cara pálida, cara de índio". Canção de Djavan. Não sei não, mas essa história de chamar não-índio de “cara pálida”, e índio de “pele vermelha”, me cheira coisa de estadunidense. Aquele povo que tem cara de Aveia Quaker. Variações semânticas: Tô aqui há uma cara de tempo e necas. Não deu certo a parada, mas ganhei uma cara. Coisa mais chata é levar, ou dar, carão...

O inglês Jimmy Page também leva jeito de Aveia Quaker
Quem dá (carão) tem que fazer, no mínimo, cara de quem comeu e não gostou. Quem leva carão tem opções e depende das circunstâncias e da dimensão do esporro: serve uma cara dura ou cara de choro; ou assume uma cara de paisagem. Aconselhamos, se você tem méritos por levar o carão, a usar uma cara ao estilo "Madalena arrependida". Algo meio bíblico, meio cristão, mas que tem um apelo forte. Se não tiver capacidade pra uma cara desse estilo, e já que tá fudido mesmo, tudo bem: faz logo uma cara de cu.

A mais famosa cara de paisagem 
Caracu. Cervejinha preta me fez lembrar a era Collor, diziam ser o nome de seu plano econômico. Ele entrava com a cara e nós com a outra parte. Por falar nesses maus tempos, quem mostrou as caras, foi a classe estudantil. A turma da cara pintada. Comportamento indevido é ficar eternamente com cara de quem não tem nada a ver com isso. Cara ou coroa... deu cara. 



Quanta bobagem! Ficamos de cara! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário