quinta-feira, 18 de outubro de 2012

É spam

Deep Blue venceu o maior jogador de xadrez do
mundo: o primeiro golpe de uma série

Nossas incompletudes tecnológicas batem pra valer, muitas e muitas vezes. E como não andamos (e nem gostamos) de manuais de instrução, tampouco recebemos suporte técnico direto, alguns problemas vão sendo barrigados. Procrastinação é o conceito da coisa. E assim lá se vão sei lá quantos meses que não conseguimos responder os comentários que chegam ao blog. Todos, ou quase todos, de apoio, de carinho e/ou elogiosos. E a gente não responde, não é porque metideza... é que não rola mesmo via blog. Daí, sem ter como resolver mantivemos o problema com esse quesito: a interação.



Esse negócio de apanhar com a tecnologia, dizem, é coisa de geração. É, os rótulos vão pintando e... fazer o que? Uma pesquisada rápida nesse papo de geração e nem achei a minha... Não somos da Z, da X e nem da Y. Ora, afinal, pra quer saber onde a nossa geração foi enquadrada, segundo a rotulagem da hora? Vale mais a pena e é muito mais importante tentar dar um jeito de responder aos comentários postados no Tyrannus, do que ficar noiado em saber em que letra estou. Quanto mais no final do alfabeto maior a intimidade com a tecnologia. Se tenho consciência que não estou nas letras Z, X ou Y, deixa pra lá, porque estou mais pra cá. E pode ser que uma coisa tenha a ver com a outra. E vice-versa. Saca?


Quando rola uma conversa e o assunto vai se aprofundando em torno da tal da TI, tecnologia da informação, e se há pessoas mais jovens, claro que o vai dando um mal estar, uma vontade de fugir dali. Na verdade não é porque não entendo nada de tecnologia da informação é porque acho um saco ficar só orelhando. Sou um falador, falastrão (às vezes) e isso dói muito. Mas, é assim porque tem que ser assim. Quem nasceu, por exemplo, a partir dos anos 80, pegou a internet na adolescência. Quem veio ao mundo nos 90, praticamente chegou teclando e é quase certo que demorou pra ver ou nunca viu uma máquina de escrever.

Nos anos 70 assisti uma deliciosa comédia italiana, "Meus caros amigos", de Mario Monicelli. O filme, super recomendável, mostrava os golpes e sacanagens que cinco amigos aprontavam. Numa dessas situações, lembro-me bem, que um deles se fazendo passar por um tipo esperto, embromou a vítima dizendo "super cápsula encapsulada". Essas palavras estranhas entranharam na minha cabeça.

Quinteto irreverente de Monicelli
Mais de 20 anos depois, já acessando a internet e desentendido dos comandos, como sempre, um amigo disse que ia enviar um arquivo "encapsulado". "Ah... tá", tratei de responder, mas já viajando no antigo filme, sem saber e sem querer saber o que significava encapsulado. "É algo que vem dentro de uma cápsula". Respostinha inteligente. Descobri rapidinho usando o control C, control V; e mais control, alt e del, apertando tudo ao mesmo tempo agora.

Fonte da imagem: Tomechadefita.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário