segunda-feira, 18 de julho de 2011

Aloitando com palavras

“Uma coisa que é bacana”... Não, começar um texto dessa forma, usar logo de cara essas duas palavras “coisa” e “bacana”... Francamente. Ou fracamente, que cabe melhor aqui. “Por favor, comece, só comece a redação para mim que depois eu continuo”. Minha geração passou por isso, em algum momento num banco ou carteira escolar.
O que é mais intrigante e que faz parte da graça de escrever é o retorno. Escrever é um terreno escorregadio. A gente nunca sabe direito se vai ficar bom ou ruim o resultado final dessa palavraiada toda e, curiosamente, isso também funciona como incentivo para escrever. Essa imprevisibilidade é fundamental, até porque, nada mais chato do que algo previsível.

“Escreve com teu sangue e verás que sangue é espírito” (Nietzsche). Radicalzão esse cara de bigodes fenomenais que balançou as estruturas conceituais do universo com sua palavra. Drummond poetizou que quem escreve, dissipa... Dissipar é importante. Escrever é algo associado com o gesto de se libertar das inquietações.
Filosofando à base de marteladas

Faço legendas, títulos, gravatas, indicativos, mudo parágrafos, escrevo outros, escolho fotografias, faço e refaço todos os dias essas tarefas. E leio bastante. É meu papel de editor. Faço releases e refaço-os, telefono para jornalistas, fontes, assessorados, procuro e acho a possibilidade da notícia. E leio sobre os assuntos afins. É o meu papel de assessor. E depois de um dia completo, envolvido com esses afazeres profissionais, o prazer que a escrita me dá não será pleno se não surgir um novo texto aqui no Tyrannus.
  
"Lutar com palavras, é a luta mais vã" (Drummond)

Quem escreve o faz por algum motivo, nem sempre muito claro. E se mantém o hábito, fazendo um blog, por exemplo, poderá encontrar (um dia) a resposta que diz respeito aquilo que o faz escrever. Hoje entramos numas de buscar essa tal de resposta para saber o porquê de se escrever. Algo que sirva para nós mesmos. Escrevemos para compartilhar nossas experiências e porque sentimos necessidade disso. E um texto pronto dá prazer.  

Desinventando a roda (Marcel Duchamp)
Quando provocamos reações, comentários, reflexões, e-mails, boas risadas e outros estados alterados, fomos bem. Nada é pior para quem inventa moda do que ver a sua palavra ser recebida com indiferença. Na cabeça do cineasta, do artista plástico, do músico, do escritor, escultor e mais uma renca de gente que podemos classificar como artistas profissionais, essa indagação deve azucrinar: Porque estou fazendo isso? A eles, parece que não há outra opção a não ser assumir que são mesmos artistas e terão que carregar essa sina para o resto da vida.
Informações ao cubo

Toda profissão desenvolve uma espécie de escrita, um código que serve para anotar, registrar. Só que esses escritos só registram ou anotam o que foi visto e comprovado e têm uma finalidade muito específica. Os que escrevem por prazer, esses têm mais liberdade e usam o espaço branco para engendrar tramas e dramas que lhes vem à cabeça e passam muito tempo construindo cenários imaginários. E têm uma necessidade inexplicável de mostrar, expor o que se inventou e o que deu noção de algo, por mais incompreensível ou inexplicável que seja, segundo a linguagem formal. Isso faz uma diferença enorme.

"Toda arte é completamente inútil" (Oscar Wilde)

Mas ainda está confuso. O conteúdo deste blog, no meu entender, não se encaixa em nenhum rótulo e isso incomoda um pouco o meu lado jornalista (jornalistas costumam ter uma queda feroz pelos rótulos).  Não sei bem como terminar essa conversa que parece não progrediu muito. Melhor ficar por aqui...




3 comentários:

  1. A frase "escreve com teu sangue e verás que teu sangue é espírito" é de Vinícius de Moraes, e não de Nietzsche

    ResponderExcluir
  2. Pedro, fizemos uma pesquisa no Dr. Google para respaldar a nossa citação. Encontramos os seguintes endereços que atribuem a Nietzache a autoria da frase "escreve com teu sangue e verás que tem sangue é espírito".
    http://www.viniciusdemoraes.com.br/site/article.php3?id_article=579
    http://www.jornaldepoesia.jor.br/BLBLluiscarlospatraquim01.htm
    http://pensador.uol.com.br/frase/MTE3OTE1/
    http://www.digestivocultural.com/jdborges/ensaios/nietzsche.htm

    ResponderExcluir
  3. Se vc quiser contestar ótimo; Aradecemos a sua intenção. Abraços

    ResponderExcluir