segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Natureza, Turismo e Sustentabilidade

Lodge Cristalino (MT): Avistamento de aves é aqui!
Este domingo não teve, como nos dois últimos, tapioca comprada no trailer aqui pertinho de casa. Rolou um coquetel chique, lá no Centro de Eventos do Pantanal, após abertura do II Congresso de Natureza, Turismo e Sustentabilidade, o Conatus.

Um evento técnico com especialistas do Brasil e de outros países com experiências pra repassar na área do turismo em unidades de conservação (principalmente parques nacionais). Tem gente da África do Sul, Peru, Nova Zelândia, Alta Floresta (MT), Bonito (MS) e Poconé (MT), que vai expor experiências exitosas, trocar informações e compartilhar conhecimentos.

Abismo anhumas, Bonito(MS)
 
Baleias de Abrolhos


Nova Zelandia: aqui nasceu o Bungy jump

A canoa não vira!

Turismo e comunidade local, dá certo
Também na pauta o turismo de pesca, já em decadência, mas que deixou consequências nefastas como a prostituição e a exploração do trabalho infantil.  O Conatus tem uma programação extensa até quinta aqui em Cuiabá.
O turismo é um serviço (antigamente diziam indústria) que mais cresce no mundo, um jargão velho pra burro! Uma rápida viagem à Europa faz qualquer pessoa constatar que o tal “Velho Mundo” tem um patrimônio histórico-cultural incontestável. O produto brasileiro é a natureza, também incontestável. Porém, se forem adotadas novas políticas e estratégias, corremos o risco de perder esse bonde também.



Concentração
Na abertura do Conatus, chamou atenção a apresentação dos mascarados de Poconé, uma manifestação cultural que existe há uns 250 anos e vem se perpetuando hereditariamente. Uma mistura de matizes e influências europeias, indígenas e negras, que resultam numa dança alegre com roupas ultra coloridas e cheias de detalhes. Homens, adolescentes e garotos (mulheres não participam) se apresentaram ao som de uma banda bastante animada, mostrando habilidade e muito ritmo. Fizeram a alegria da festa e, oxalá, o Conatus indique propostas e soluções para um desenvolvimento harmônico, menos impactante, e mais decente para todos nós.

A dança...



dos Mascarados de Poconé!

Miguel Milano com a neta Martina, no II Conatus 
Mais informações: www.conatus.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário