quinta-feira, 15 de março de 2012

Chingachgook, punks e Kid Morengueira

De Niro taxeando...
Esse negócio de ficar escrevendo quase que diariamente é um exercício complicado. Levamos a sério, quer dizer “vale tudo e vale o que quiser, inclusive, dançar homem com homem e mulher com mulher”, porque somos permissivos tal qual o Tim Maia. Menos... em termos, né?! Pelo menos quando se trata do que escrever ou historiar. Não temos regras, porque assim fica mais fácil. Mas é sempre um problema encontrar o assunto, a tal da pauta.

Agorinha a pouco, por exemplo, nada em mente, até que a televisão ligada na “Libertadores”... Santos de Neymar & Cia versus Juan Aurich lá no Peru. O jogador designado pra marcar o Neymar, também com um corte moicano, disse que usa o penteado há sete anos e que o craque santista copiou dele. Eis o assunto de hoje: o corte moicano. Um tema sério e bastante controverso, que provoca debates acalorados de ordem ética, moral e estética; e que tentaremos, com todas as forças, sensacionalizar nas próximas linhas.

A primeira vez que ouvi falar em moicanos foi numa série de TV, chamada “O último dos moicanos” (1957). A série contava a história dos desbravadores dos USA. Um branco mestiço de sangue indígena chamado Natty Bumppo, mais conhecido como Hawkeye e seus amigos índios, Chingachgook, chefe da última tribo dos moicanos e seu filho Uncas, viviam pra resolver problemas e ajudar nos confrontos com outros indígenas, com exército e com os inimigos franceses.



O povo indígena denominado Moicanos ocupava o vale do rio Hudson, em Nova York. Os homens costumavam tatuar o corpo com figuras geométricas e, aos 15 anos, quando alcançavam a maturidade raspavam os cabelos deixando uma faixa central.  


Os punks adotaram o corte moicano como referência à índole guerreira desses indígenas, que preferiam morrer a serem controlados pelos homens brancos. O lema dos punks: “é preferível morrer a viver como fantoches”.


Banda punk brasileira: Porcos Cegos

The Distillers
No cinema o top moicano é o filme Taxi Driver (1976), dirigido por Scorsese, um clássico que catapultou De Niro e Jodie Foster para o estrelato. O filme é tão sedutor que enlouqueceu e inspirou um jovem americano a tentar assassinar o então presidente Ronald Reagan, apaixonado pela jovem atriz Jodie. Tudo pra chamar sua atenção!!!!

Essa é a última! Descobrimos o que parece ser o registro terminal da era moderna, sobre esses povos. Um samba de breque chamado “O último dos moicanos”, do malandro Moreira da Silva (http://www.youtube.com/watch?v=U64XRzh_L5Y), que dá um show de irreverência como ele sempre foi.


O pré punk, Kid Morengueira

E fica assim, último moicano uma ova. Porque o que a gente mais tem visto é jogador de futebol e outros bichos irados usando esse corte, só que se você for conferir a preferência musical desses atletas, nada de Ramones ou Sex Pistols...  






Na contramão

Nenhum comentário:

Postar um comentário