domingo, 6 de maio de 2012

A arte de Aline

O curso é “História da arte e linguagem contemporânea”, oferecido pelo Sesc Arsenal com Aline Figueiredo e está pra acontecer. É bom ficar atento porque deve ser concorrido. Não sabemos bem qual é essa edição. Sem dúvida umas  tantas... com a visão focada nas artes plásticas. E foram muitas, muitas pessoas que tiveram oportunidade de receber a avalanche de informações fundamentadas em seus estudos e na sua trajetória de vida. Uma missão que Aline cumpre: formar massa crítica. E o que Aline faz, faz muito bem feito.

Você mora em Cuiabá e nunca fez um curso com essa ativista cultural? Pode ter certeza de que anda comendo mosca. É uma oportunidade de ampliar seus horizontes em matéria de entender mais e melhor as artes. Quem tá ligado em cultura, certamente, já vivenciou esse tipo de experiência. Se você tem outros interesses como fazer concursos, prestar vestibular, viajar, melhorar sua performance nas conquistas, ascensão social e econômica ou parecer mais descolado; pode fazer que vai te ajudar na vida.
Jonas Barros, Aline e Flávia Salém: inauguração da Casa do Parque

A dupla do Tyrannus registra que acompanha os ensinamentos da “professora”, desde os tempos em que suas palestras/cursos se apoiavam num projetor de slides. Lá pelo final dos anos 70, Aline já compartilhava seus saberes aqui e nós aproveitamos.

“Eu quero que vocês façam meu curso de história da arte”, foi a cobrança instantânea nos dois últimos encontros ou esbarrões pelos corredores do Arsenal. Quase uma ordem. Porque é assim que Aline se comunica, sempre sem rodeios, na bucha. Ela é a principal fonte de Mato Grosso para os que querem reportar a cultura num patamar mais conceitual e elevado. A mulher entende pra valer do assunto e não sossega. Registrou em livros o movimento cultural do Centro Oeste, críticas, estudos... o último trabalho, em parceria com Humberto Espíndola, foi dechavar o acervo da UFMT. Ainda é convidada para júri de eventos nacionais e internacionais; curadora de exposições, continua buscando e incentivando os novos talentos, trabalhando com os artistas, contribuindo com a política pública (quando convidada)  e viajando para as grandes mostras de artes que acontecem no mundo. Quando se trata de artes plásticas, então... sai da frente.



“O que que você quer, Lorenzo. Já vai me pedir coisas...”. Essa é a resposta que recebo, sempre que vou em busca de informações (geralmente uso e abuso da preciosa fonte). Mas é muito careta, muito sem graça essa relação profissional com a escritora, curadora, crítica de arte, ativista cultural etc. Bom mesmo é encontrar com “Nhanha” nos eventos, bater um rango na casa dela, tomar umas e outras e jogar conversa fora. Entremear o papo cultural com piadas, lembranças, relembranças, lambanças, esperanças, desavenças e o que mais surgir nesses memoráveis encontros.
Na semana que vem ela bate ponto outra vez. Um curso em três módulos, sendo que o primeiro acontece neste mês (de 15 a 17, e de 29 a 31), das 19h às 21h30. Grátis, no Caldeirão de Imagens do Sesc Arsenal. Nesta parte inicial os ensinamentos vão abranger da Pré-História ao Realismo. Quer saber mais...?

Pintura rupestre em gruta de Alentejo


Olympia (Manet)


Após o jantar em Ornans (Courbet)

2 comentários:

  1. Já tive o prazer de participar de um dos cursos da Aline. É tão bom, mas tão bom, que se estiver em Cuiabá, farei de novo.
    Vale a pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corremos o risco de ser colegas (de sala)! Bjos dos Tyrannus

      Excluir