segunda-feira, 14 de maio de 2012

Quanta bobagem

“Patrícia Poeta sonha em ser mãe de novo”. Uma abertura diferente para o Tyrannus neste dia seguinte ao das mães. O assunto da manchete que abre este post até que cabe, devia estar relacionado com o Dia das Mães. Mas a manchete é muito apelativa. Leva a crer que a famosa jornalista é que é o assunto, e não a comemoração em si. Bom, jornalismo é assim mesmo. Tem que atrair leitores. Então vamos a outra chamada que circulou: “Fãs de Xuxa presenteiam dona Alda Meneghel com vídeo no Dia das Mães”. Que coisa!!!

Quanta bobagem, que show de frivolidades... Estas notícias ou notas são pequenas, muito pequenas mesmo, porque o título geralmente é o fato e também porque não há mais nada a ser dito. Manchetes que você não precisava ter lido, mas leu. Este filão é um mercado que tem grande público e que viceja em inúmeros veículos de comunicação. Não adiante se rebelar. Resta aceitar. Particularmente, tenho a mania de dizer quando alguém tripudia algo: “Você está é com inveja”. Pode até ser verdade, por desmerecer esse estilo. Haja saco pra aguentar tanta asneira, tanta inutilidade.



Essas são internacionais: “Anne Hathaway exibe boa forma em praia de Miami”,  “Jennifer Lopez não para de agarrar Rodrigo Santoro em filmagem”. Tudo que sai na mídia é notícia. E alguém lê. Multidões leem, na verdade. Quem não se interessa por esse tipo de manchete, acreditamos, acaba sendo a exceção. Mas o fascínio, ou mesmo a predileção por esse tipo de informação, será que não tem a ver com um comportamento social duvidoso, que mereceria ser questionado, ou estudado (sei lá)?

Saber sobre a vida de seus ídolos, segui-los na mídia, tietar, chorar, gritar etc... Posturas que, a princípio, combinariam mais com adolescentes. Mas, quando reparamos que esse território da mídia que sobrevive graças à exploração de detalhes e particularidades mínimas que envolvem os famosos, já se consolidou como uma verdadeira indústria na Europa, França e Bahia; aqui e na Cochinchina... pô, que diabo é isso?



“Programa de Fátima Bernardes já tem data para gravar o primeiro piloto”. Isso é que é prestígio. Putz, é só um piloto... Mulher poderosa! Dá notícia a data da gravação do primeiro piloto, imagina só quando for pro ar! “Eliane Giardini: já namorei um homem com metade da minha idade”. Minha nossa senhora, essa é de matar. E se faz tempo, pode ser que o affair seja classificado como assédio a menor?

Esta caiu sob medida: “Datena ficou incomodado com Pânico na Band”. Mas  foi uma grande perseguição ao Datena, jornalista que nada teme e que não era pra ter se sentido incomodado. “Mulher Maçã visita cobras no Instituto Vital Brasil”... Maçã + cobra= coisa bíblica. “Dentinho assiste ultrassonografia do primeiro filho e se emociona” (sem comentários).


“Amanda Françoso termina namoro de seis anos com Cleber Faria”. Boiamos total nessa. Nada sabemos sobre os protagonistas. E chega. Pra quem acha que o Febeapá (Festival de Besteiras que Assola o País) morreu... morreu nada. Ele continua vivíssimo. É que a televisão me deixou burro demais. E a internet também vai por aí. Se cuida, gente boa!


3 comentários:

  1. é a melancólica tirania de uma sociedade em decadência... só nos resta o fim...

    ResponderExcluir
  2. é um pouco difícil acreditar que a relação sociedade/mídia vá mudar mesmo... quando dizes do 'fim', oxalá que seja o fim de um ciclo

    ResponderExcluir
  3. essa relação já mudou... a informação hoje é um fast-food barato, fácil e digerível, não importando se faça bem ou não para a saúde mental das pessoas... seja sobre a vida das celebridades, os conflitos no oriente médio ou política... tudo deve ser servido de forma superficial e fugaz... essa condição está diretamente relacionada com o declínio da educação formal escolar... se não há formação intelectual consistente, de que serve o aprofundamento da informação??... basta que alimente uma conversa no bar, no cabeleireiro ou no trabalho... é o fim do jornalismo e o início do ciclo da publicização da informação... vende que nem sabonete, enriquece os conglomerados empresariais do setor e amanhã teremos "novas notícias" para serem consumidas... e assim gira a roda... pessimismo???... não... realidade... beijos aos dois... que têm formação intelectual pra lá de consistente...

    ResponderExcluir