terça-feira, 29 de maio de 2012

Rola bosta

Macacos me mordam! Este assunto é deveras uma armadilha. Claro, o tema trata da maior casta existente no nosso planeta. A Classe Insecta, esses bichos esquisitos que, diferente dos outros, possuem o esqueleto do lado de fora. Uma armadura. Outra característica da maioria é a metamorfose. Numa fase da vida, são feios e asquerosos, de repente dão um sumiço e do nada aparecem feito um destaque de escola de samba. Lindo, maravilhoso. Na primeira fase só pensam em comer, na segunda, abstêm-se de comidas, pois só pensam naquilo... reprodução.   

É tanta variedade dentro de uma só espécie que os cientistas, ao longo desse tempo todo, admitem que estudos e pesquisas em torno deles ainda vão dar muito pano pra manga. Graças a Deus, entretanto, eles são pequenos. Mas um só é capaz de levar uma pessoa sã à loucura. Não facilite com eles. Você sabe estrago que um mosquito da dengue pode fazer... Brinca pra ver!

Naqueles bate-bocas rasteiros que estão por um quero pra o nível baixar de vez e quem sabe até alguém pregar a mão na cara do outro, tempos atrás, havia um provocação que significava altivez de quem a proferisse, colocando o oponente no rés do chão: “O que vem de baixo não me atinge”. E trataram logo de descobrir uma respostada à altura: “Senta num formigueiro”.



O pior lugar do mundo pra achar um percevejo é na cozinha. Hoje tive que matar um que estava no teto do nosso laboratório gastronômico. Coitado. Mas tive que assassiná-lo, porque me lembrei de um louva-deus nesse mesmo local e não sei por que resolvemos deixá-lo por ali. E ele foi ficando. E não é que o gafanhoto hierático achou de nhapar um percevejo, que por vingança, infestou o ambiente. Descobrimos que o louva-deus é um predador voraz. Aquelas patinhas em forma de louvação... só enganação. Informação científica: percevejo, é quando é macho. Quando é fêmea, é maria fedida. Pra um gafanhoto mal só uma gafanhota que, após um sexo bem gostoso, devora-lhe a cabeça. Essa sim é feroz!

As baratas acreditam no grande barato!

Em minhas lembranças de quando era criança pequena em Livramento, no sítio do “Seu Bento”, nunca temi animais de grande porte, nem mesmo serpentes. Mas uma formiga, a tal da tucanguira, pretona e grande, que até chia quando molestada... essa exige respeito sim senhor. Sua picada pode causar febre, vômito e muito mal estar. Outra bichinha braba é a formiga novato. Vermelha, queima como fogo e vive numa árvore chamada novateiro. Tem muito lá no pantanal. Afaste-se dos novateiros e não terá problemas.



O mundo dos insetos volta e meia é explorado pela ficção. O exemplo mais notável de todos é “Homens de preto”, filme que acaba de ter lançado seu terceiro episódio. Acreditou, né? Claro que não. “A Metamorfose”, de Franz Kafka, é o que há. Literatura de qualidade é daqueles livros que prendem o leitor. Muito mais interessante do que o filme mencionado acima são pelo menos dois filmes do canadense David Cronenberg: “A Mosca” (1986) e o inenarrável “Mistérios e Paixões” (1991), baseado no livro autobiográfico do escritor americano William Burroughs, “Naked Lunch”.




Outro cineasta doido e bom, David Linch, surgiu certa vez com um estranho personagem, pervertido sexual, que colocava baratas dentro da cueca para se excitar. Pelo amor de Deus, gente boa que lê o Tyrannus: não tentem fazer isso em casa.

O músico russo Rimsky Korsakov também viajou na classe insecta. Numa de suas óperas inseriu a composição “O voo do besouro”, que simula com requinte a atmosfera de um coleóptero sobrevoante. E nossa imaginação voa.   

(Nikel Náusea de Gonsales)
   

Um comentário:

  1. Aos leitores que acharam um pouco estranho o título do post, basta pesquisar no google "rola bosta" e buscar imagens. Abraços

    ResponderExcluir