terça-feira, 18 de outubro de 2011

Medalhas e marcação de touca

Enquanto assistimos a uma competição de natação, de repente uma pergunta: você queria ser fundista ou velocista? Eu queria ser velocista. Eu não... queria ser fundista. Perder a oportunidade de discordar não é algo frequente entre casais, mas aqui... Continuamos grudados na transmissão dos Jogos Pan-Americanos, que estão acontecendo lá na terra do Zapata, Frida Kahlo, Maias, Octavio Paz, Chapolin Colorado, Aztecas, Carlos Fuentes, Alejandro Iñárritu,  Gael Garcia, Subcomandante Marcos y otros.

"Não contava com minha astúcia..."
 
Os Maias e a profecia para 2012!!!
 
El subcomandante de EZLN

Não é mistério nessa altura do campeonato, com tanta informação circulando por aí, a diferença entre um fundista e um velocista. O velocista é anaeróbico, explode. O fundista é aeróbico, resiste. Aeróbico é quando acontece o equilíbrio entre o consumo e a absorção de oxigênio. Anaeróbico não tem nada disso. Há um esforço físico em tamanha intensidade, que respirar equilibradamente não combina com a coisa. De uma forma ou de outra, atletas desse nível costumam ter uma companheira inseparável: a dor. A dor está para eles, assim como a preguiça está para este blogueiro. 
 
Na velocidade da luz

Mas, no caso das corridas, vale lembrar que os louros mais “louros” vão para os cem metros rasos e para a maratona. São as provas que colocam os atletas laureados com o ouro, no Olimpo, como verdadeiros deuses. Velocidade e tenacidade formam o conjunto vitorioso.
Somos meros espectadores, grandes torcedores. Volta e meia tem alguém gritando e xingando. Sim, somos apaixonados pelos esportes e, no caso de um evento desse vulto, que mistura competição e confraternização, a nossa tara começa na cerimônia de abertura e vai até quando a chama da tocha olímpica finalmente se esmaece e apaga, tristemente.

Óia o Hoyama com 10 de ouro

 
Organização marca "touca" e quase tira o ouro de Léo de Deus (ajuda!)

Nesta quarta tem pedreira braba no Pan. O time brasileiro de futebol masculino enfrenta a eterna rival, a Argentina, logo na estreia. Não quero nem ver. No futebol feminino, nossas meninas já despacharam las hermanas (que sirva de exemplo aos homens). E o Pan continua na maior disputa aqui na telinha, hora de fechar o texto. A Fátima ainda quer delongar a conversa de fundista e velocista, explorar um cunho filosófico nessa história (se houver). Não to nem aí, sou velocista, vou mais é terminar. Já vi tudo... a resistência da fundista ali não é lá grandes coisas, foi pra cozinha atrás de um pedaço de pizza!

Não sem apelar para uma isquinha de bairrismo, coisa aceitável nessa conversa de torcer: Felipe Lima, cuiabano, que conhecemos desde quando era “criança pequeno”. O danado nhapou uma medalha de prata na natação contando com nossa escandalosa torcida. Parabéns para o Felipe, prá Wilma e Hélio (seus pais) e Lívia (a mana). Imagino coração deles.  Ô, se ele, o Felipe, ainda estiver por lá, na volta, bem que poderia trazer pra gente um sombrero mexicano, porque aqui o sol tá quase cozinhando nossas cabeças! Inté...


Xará, valeu! Vou dar um giro e comprar sombrero pra pacuzada 




Um comentário:

  1. Estou nessa, panamericando também. E como você, caro Loro. Masoquista de tiro curto...

    ResponderExcluir