sábado, 26 de novembro de 2011

O magnífico sete!

Parque Nacional do Iguaçu
Sábado é o sétimo dia da semana. Viajemos nesse número com a promessa de pintar e bordar o sete.  Segundo a Bíblia, o sete é um número perfeito. Está na escritura sagrada: “No princípio, Deus criou os céus e a terra”. Essa frase, em hebraico, língua original do santo livro, tem sete palavras. Deus criou o mundo em sete dias e ele que nos perdoe, por não sermos muito religiosos, mas por lembrar que sete é número de mentiroso.
Sete são os pecados capitais, as pragas enviadas ao Egito, as artes, os continentes, os chacras, as virtudes humanas e aqueles baixinhos que acompanhavam a Branca de Neve. No Apocalipse de São João encontramos: 7 Estrelas, 7 Igrejas, 7 cornos, 7 Selos, 7 Candelabros, 7 Anjos, 7 Trombetas, 7 coroas, 7 Trovões e 7 Taças.

Mas ainda falta a gente descobrir segredos que estão guardados a sete chaves que, talvez, nos ensinem a tornar este mundão desporteirado melhor pra se viver. Sobre isso, nada consta, ao que tudo indica, nos escritos que nos deixaram Thales, Bias, Cleopulo, Mison, Quilon, Pitaco e Sólon, os sete sábios da Grécia. Procuramos desesperadamente uma imagem de Pitacos. Não achamos. De onde concluímos que essa história de ficar dando pitacos não leva a nada.  


As cores do arco-íris, as notas musicais, os mares e os buracos das nossas cabeças também são sete. O cinema, a sétima arte, apresenta “Os sete samurais”, clássico de Akira Kurosawa. Quem conhece o filme e se lembra da história, há de convir que eles eram, na verdade, seis. Um entrou meio que de carona. Tudo bem. Afinal de contas, os três mosqueteiros eram quatro.

Os justiceiros de Kurosawa

São também sete as maravilhas do mundo antigo (Colosso de Rodes, Pirâmides de Quéops, Farol de Alexandria, Jardim Suspenso da Babilônia, Estatua de Zeus em Olímpia, Templo de Artemis em Efeso, Mausoléu de Halicarnasso), sete novas maravilhas (Cristo Redentor, Ruínas de Petra, Grande Muralha da China, Machu Pichu, Chizen Itza, Coliseu, Taj Mahal).  

Colosso de Rodes, aguentou só 55 anos, mas entrou na lista!

Neste mês foi divulgada a lista das sete maravilhas naturais, Amazônia, Cataratas do Iguaçu, Ilhas de Jeju, Ilha de komodo, Montanha da Mesa África do Sul, Baía de Halong, Vietnã, Parque Nacional do Rio Subterrâneo, Filipinas. Duas dessas maravilhas estão aqui no Brasil!!!!!!

Baía de Halong

Justiça seja feita, a Argentina está sempre no nosso caminho. Dividimos com ela uma das belezas naturais recém eleitas: as cataratas do Iguaçu (no idioma dos hermanos Cataratas del Iguazú).

Em 2011 o planeta alcançou o fenomenal numero de sete bilhões de habitantes.
"The magnificent seven", com The Clash, amamos!

2 comentários:

  1. Olá de saudades. Curiosidades pertinentes, verdades, coisas da inquieta alma humana buscando razões e caminhos, mas vale lembrar que uma de minhas maiores paixões (nossa, né, Fátima?) também tem o Sabah (sete em árabe) bastante importante em sua vida: o querido Corínthians, rs, tem sua sede à Rua São Jorge 777 (bairro do Tatuapé - some as letras e veja só!), e ainda por cima, sua data mais emblemática em 1977, quando quebrou seu mais longo e marcante jejum de títulos.
    Mais macabramente (ou realisticamente): sete palmos abaixo da terra.
    Mais fanaticamente: fã maluco do Clash que sou, resolvi ouvir The Magnificent Seven pra terminar esse comentário, lembrando que eles lançaram o primeiro disco em 77 (obviamente), mas alertando que, na minha opinião, o maior trabalho deles (e um dos maiores da história da música moderna) é o álbum triplo Sandinista.
    Beijos, Cid Nader.
    P.S.: esse meu post tem 777 caracteres, sem espaço.

    ResponderExcluir
  2. Valeu big Cid. Um set point seu comentário. Gratíssimos. Pra terminar, friso que estarei secando o Corínthians hoje. Tomara que dê certo... Enquanto "nóis" estaremos vestidos e armados, com as armas de são Jorge, para que meus inimigos tendo pés não me alcancem...

    ResponderExcluir