terça-feira, 1 de novembro de 2011

Novas batutas

Vozes e instrumentos de sopro ecoando num antigo prédio na região mais central de Cuiabá. Noite de segunda-feira, diferente das últimas: tranqüila, agradabilíssima. No estacionamento do Palácio da Instrução tentamos fotografar o luar de um ângulo onde a lua brinca de esconde esconde com a escassa folhagem da palmeira imperial. Nossa capacidade com uma câmera, e a própria máquina, nos impede. Algumas fotos na insinuante escadaria que leva ao Salão Nobre acontecem, enquanto a cantoria e os sopros ficam mais fortes. São os preparativos finais para a apresentação desta terça, que celebra o encerramento do curso de regência que vai potencializar a vocação musical de Mato Grosso.

Foram seis meses de curso de regência para coros, bandas e fanfarras. Os futuros regentes são de Cuiabá e de outras cidades. Os maestros Carlos Taubaté e Murilo Alves são os responsáveis pela materialização do projeto, cujo êxito, já garante sua continuidade em 2012. A Secretaria de Estado da Cultura, essa mesma que a gente provoca aqui de vez em quando (sempre é preciso fazer isso), merece crédito nesta iniciativa.






Vale lembrar que onde há um regente, cabe pelo menos uma dezena de músicos. Murilo Alves destaca que hoje, em Mato Grosso, é mais fácil conseguir instrumentos e montar uma banda, do que achar um regente capacitado. E os novos regentes, oxalá, deverão agir na contramão dessa carência. Não precisa ser um músico de carteirinha, acadêmico, ou escolado, pra saber que na música coletiva, o regente é a figura principal. É ele o grande chefe malacuiauê, como diriam os índios lá do Xingú.


Além de pensar e elaborar textos quase todos os dias, a dupla do Tyrannus faz outras coisas, entre elas, participar de um coral. Uma atividade onde aprendemos música, canto, convivência, coletivo, nos dá prazer e alimenta o espírito. Qué mais o que?  




Uma olhadinha no ensaio do coro, uma bisoiada na banda, lá e cá, fotografando e reparando nas pessoas que vão tocar, cantar e no nervosismo dos futuros regentes. E depois, pra coroar acompanhamos o coro e a banda atuando juntos. De arrepiar, lindo! Deu pra apostar nossas fichas num belo espetáculo nesta terça, a partir das 20 horas no Cine Teatro Cuiabá. No repertório interessante mistura de erudito e popular. A apresentação contará com o reforço de músicos do Instituto Ciranda, da Orquestra Jovem de Nova Mutum e do Madrigal do Avesso.

Os ingressos, uma pena, talvez não sejam suficientes para todos que queiram ir. Cada aluno recebeu uma cota que deve distribuir a familiares e amigos. Mas não custa nada dar uma ligadinha para a Secretaria de Cultura (3613 0201) pra checar se ainda rola. É isso aí... Como se costuma dizer ao ator que vai entrar em cena... Merda!!!      




2 comentários: