quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Sorria meu bem, sorria



"A sorrir eu pretendo levar a vida", assim cantou Cartola
Muito riso é sinal de pouco siso. Um ditado das antigas que não merece muito crédito. Uma professora na faculdade, certa ocasião, me disse: "Não ria muito, as pessoas que riem não são levadas a sério." Esquisito isso e óbvio, né? Gente que ri não é levada a sério. Mesmo achando sem sentido tentei ser menos "rizóbora", como diziam meus amigos, porém tal intento durava pouco tempo. Caso típico de riso frouxo! É só ver o cartaz "sorria você está sendo filmado", que lasco, no ato, um grande sorriso, antes de procurar a localização da câmera!


Claro que há ocasiões sem riso e sem sorrisos, momentos em que estamos interessados e concentrados em algo. Mas basta um encontro de olhares, de pessoa conhecida ou desconhecida, sentiu uma energia boa? Toma lá um sorriso (às vezes nem correspondido, não importa já foi mesmo).

É lindo ver o sorriso brotar no rosto de uma pessoa que está lendo um livro, assistindo um filme, navegando na internet (sei lá se no facebook, lendo um email), ou viajando em seus pensamentos... distante... Dá uma vontade de perguntar por que(?). E sorriso de nenê dormindo, já viu coisa mais linda? Diz uma amiga que bebê não sorri, é apenas uma contração muscular. Minha mãe, quando ficava zangada, dizia que ria de nervoso e já ouvi gente dizer que tava rindo de raiva.





O riso é um comportamento emocional e sua função é comunicar. Fisiologicamente faz bem para a saúde, pois ajuda a relaxar os músculos, reduz a pressão arterial e emagrece. Rir é igual fazer sexo, para o cérebro! E pode ser usado para subjugar. Exemplo? Quando o chefe ri, todos riem, mesmo que a piada seja horrível. Ele tem poder.




Pesquisas sobre o riso atestam que os homens riem e são mais engraçados que as mulheres. Segundo Hitch (Christopher Hitchens, jornalista já citado aqui no blog), os homens desenvolveram essa capacidade para, estrategicamente, garantir a reprodução ou perpetuidade da espécie. Fazer uma mulher rir é garantia promissora de sexo à vista!!!! Outros estudos dizem que os homens são mais engraçados e riem mais porque são mais seguros em relação ao seu papel na sociedade e, também, por serem menos vaidosos.



Pois é... existe certa tendência das pessoas se tornarem carrancudas e de sorrir menos, principalmente, quando ocupam cargos e posições importantes. A desculpa para o semblante carregado, fechado, emburrado, enfezado; é o trabalho. A responsabilidade e a pressão. Engraçado... engraçado que nada. Porque quem age assim nem percebe que perde um canal bacana de comunicação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário