quarta-feira, 21 de março de 2012

≠ é =

Vítor, Lucas, Tutu e Beatriz
21 de março, uma data inesquecível. Dia do nascimento de nosso filho e de outros eventos que passaram a ter importância em nossas vidas. Um deles foi causado pela chegada de Luis Arthur, primeiro sobrinho do lado Falcão, dos Tyrannus. Sua vinda foi ansiosamente aguardada como todas as novas gerações que vão pintando em nossos laços familiares. Faz parte da vida celebrar tais acontecimentos. Mas, diferente dos demais, Luis Arthur trouxe em sua carga genética peculiaridades. Ele é portador da Síndrome de Down. Como qualquer outra família, sentimo-nos impotentes, despreparados e desesperados com a realidade apresentada. O tempo passa, e não em vão.
Foram anos e anos de aprendizagem com o Luis Arthur, que atende por Tutu. Deu muito trabalho na infância, como qualquer outra criança. Hoje, aos 20 anos, é uma pessoa de trato fácil e difícil, como qualquer outro adolescente! E vai chegar à fase adulta, como todos os adultos, tendo seus dias de altos e baixos.



É enriquecedor o convívio com essas pessoas ditas “diferentes”, por algum motivo, qualquer que seja. Seres esses que precisam de um cuidado especial e que jamais podem ser excluídos de nada. Esse tipo de experiência é importante para que possamos aferir qualidades que precisamos exercitar para viver nesse mundo doidão do século XXI. Qualidades como a tolerância e a paciência que abrem nossos corações e nos tornam mais humanos.



Desde o ano passado, eu e o Tutu, civilizadamente, estamos nos digladiando por causa do futebol. Eu tricolor, ele flamenguista. Já viu, né... No último Fla/Flu tive que aguentar a pagação dele. Mas dei um nó na cabecita dele, mentindo que tinha virado flamenguista. Nem sei se acreditou, o que ele queria mesmo era curtir com a minha cara. Mas, depois da gozação, seu coração bondoso o faz nos consolar: “Fica triste não, depois ganha”.

E fiquei sabendo que ele, tempos atrás, assistindo a um jogo do Flamengo, apostou com seus parentes lá das Minas Gerais, crente que o Urubu ia vencer. Já quase no final da partida, o Mengo perdia por dois ou três gols de diferença, e eis que o Tutu disse em alto e bom tom aos demais apostadores: “Não tem mais aposta nenhuma!!!”.  Tutu não é de brincadeira.




O dia 21 de março é o Dia Internacional da Síndrome de Down, comemoramos o aniversário do filho e também a data específica, que remete às pessoas que têm uma carinha simpática e semelhante a dos povos que nasceram lá na terra do Gengis Khan, a Mongólia. E, claro, na torcida para que o mundo aceite cada vez mais essas pessoas, que são diferentes... como cada um de nós!

Pascal Duquenne, melhor ator em Cannes (1996)

E as palavras de hoje são dedicadas a ele e todos seus semelhantes que são um pouco diferentes de nós.

A floresta de Miguel Penha
Além das datas citadas que são muito importantes para nós, o mundo inteiro comemora hoje o Dia Internacional da Floresta e o Dia Internacional contra a Discriminação Racial. Comemoremos, pois. E viva a diferença!!!  E viva a igualdade!!!!! 

Taqui pro cê que pratica a discriminação racial

4 comentários:

  1. Grande Tyrannus...Grande! Cacau

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Claudinha... gratidão e beijos do Tyrannus!

      Excluir
  2. Monica Querida, acabei de ler o seu blog. Nossa fiquei arrepiada varias vezes. Lembrei das muitas vezes que fui agraciada com a presença do Tutu. Que saudade de vocês todos. Um Beijo a toda essa familia que tnto amo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve Penha, Tutu é mesmo um sujeito conquistador!

      Excluir