segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Bloco do Tyrannus

Comessão de frente:arroz com pequi, costelinha e almeirão

O carnaval do Rio de Janeiro é a maior ópera do mundo! Mas, a Bundesliga... vai dar que falar! Não, não vem de bunda. E a transmissão do carnaval carioca neste ano não se mostra mais tão generosa em termos de abundância.  A transmissão ao vivo proporcionou altas gargalhadas. Uma aconteceu por causa daquelas entrevistas rápidas que rolam antes da escola sair. Uma pergunta para a biba, que cuida do visual dos destaques, ela começa a falar com empolgação peculiar, são seus segundos de glória global, só gesticulação! Putz, que falta de sorte, o equipamento de som falhou!

"O abre alas: o abre alas que eu quero passar"

A apresentadora do desfile, empolgada com a Imperatriz Leopoldinense, que homenageou Jorge Amado, refere-se à esposa do escritor e solta um Zélia Catai (seria Gattai). É carnaval, não tem tanta importância assim. Antes da Imperatriz a Portela também passeou pela Bahia com o seu enredo, com Paulinho da Viola e Marisa Monte no carro abre alas, com uma águia dourada. A Imperatriz veio com Daniela Mercuri e Vanessa da Mata e os moleques de Capitães de Areia (Jorge Amado) voam num chapéu mexicano na comissão de frente. Parece que o carnaval carioca nunca foi tão baiano.

Paradinha da bateria
E com a pegada menos ‘bundalelê’, o espetáculo da Sapucaí, assistido no mundo inteiro, recebe contornos mais culturais. Bacana. A escola que abriu o desfile, Renascer, explorou as cores de Romero Brito. E a Mocidade Independente de Padre Miguel, a última que conseguimos assistir (até certo ponto), antes de despencar no sono, foi de Cândido Portinari. A gente aproveitou a paradinha da bateria da Padre Miguel, migrou pro quarto e bodou geral. Mas vale recordar a história da  “paradinha”. Ela foi inventada ocasionalmente (nos anos 60) em 1958, quando Mestre André fincou e virou em plena avenida e a bateria, atônita, deu uma paradinha, para logo em seguida retomar o ritmo. A partir daí surgiu o mito da “bateria nota 10”. O acidente, o acaso, jamais pode ser abolido. É como um lance de dados.  


E vem chuva ...

 Um estrondo colossal caiu dos céus aqui pertinho de casa. Um raio, a sorte é que ele não cai duas vezes no mesmo lugar. É a iminência de mais uma chuva de verão. O raio veio avisar do breve temporal que São Pedro está prestes a desabar. É a segunda-feira de carnaval, essa entidade profana, que vai passando, passando, passando...  

Enredo: faltou samba no pé

Bundesliga de volta. O Bayern, tradicional time alemão, enfrenta o pequeno Freiburg na cidade do time menor. E a torcida apóia com gana o Freiburg, um dos últimos colocados no campeonato alemão, o Bundesliga. E que música a torcida faz ecoar pela arquibancada? Ari Barroso na cabeça: “Aquarela do Brasil”. Como é que pode... Lá no Velho Mundo, numa cidadezinha germana rufando na voz de milhares de pessoas. Em Armsterdã, na quinta-feira, deu Michel Teló:  “Ah, se eu te pego”. A música tocada no estádio com algumas dezenas de milhares de pessoas, a maioria holandeses, que assistiam Ajax e Manchester United. Se eu tivesse lá, teria complementado no “Ah, se eu te pego”... EU TE ESGANO, Michel Teló!!!!

Michel semdó

Ô Michel, tem dó (Ari Barroso) 
Assistir o desfile das escolas do Rio pela TV é tradição pra equipe Tyrannus. Mas é duro ficar a mercê da emissora que transmite. Na segundona, por exemplo, quando mais seis escolas vão desfilar, a sagrada novela e o BBB não saíram da grade de programação da emissora e por conta desse monopólio a gente perdeu o desfile da São Clemente, logo ela que homenageou os grandes musicais no enredo! Assim não dá: já perdemos quatro escolas e um pouco da paciência.

Mestre André, Nota 10

A União da Ilha está entrando na Sapucaí. Vai trazer Londres pra avenida. Cadê minha cerveja...? Hora de largar e ver como a Ilha vai mandar essa história. Mais tarde, tem Estação Primeira. Conforme a animação, a gente vai ver a Mangueira entrar.

Canhain, canhain...

4 comentários:

  1. KKKKKKKKKKKKKKK, adorei os comentários que foram feitos a cada escola de samba que desfilou na Sapucai, detalhes que eu não prestei atenção, também nem fiquei em casa para ver a mangueira entrar....Ah, se eu te esgano...kkkk
    beijos Fátima...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E a Mangueira entrou com tudo! Com 2 minutos de paradinha, que já virou paradona. Foi o dia em que a tradição virou vanguarda. Bjos. Tyrannus

      Excluir
  2. Olá Melancholicus: mais apropriado para uma quarta-feria de cinzas, pois não? Duas coisinhas/curiosidades rápidas. Quando li vocês situando a paradinha de Mestre André, pela Padre Miguel, na década de sessenta fui correndo pesquisar datas - pois para mim, era certo que havia surgido na década de setenta, durante um desfile que assitia na TV (já fiz isso na juventude, mas passou, eheheh) -, e para minha surpresa o deus Google chancelou que a primeira ocorreu em 1958... (lembrei da máxima sociológico-filosófica que diz a história ser pouco confiável, pois é escrita pelos vencedores - adaptaria isso aos tempos atuais internáuticos alertando para que se tome muito cuidado com as verdades escritas ciberneticamente, onde um dado proferido por alguém pode virar ditame inquestionável: sem duvidar, e duvidando, quanto a esse "1958"). Nota dez pros comentários dos dois jurados aí das poltronas.

    E a segunda coisinha: me parece - me parece - que, apesar da "dona do mundo e das ideias TV Globo" realmente evitar mexer na sua grade para qualquer evento que seja transmitido por ela (outra hora comentamos das modificações comportamentais geradas por ela nesses últimos 40 anos, mexendo até com tradições festivas de regiões inteiras), no caso de vocês conta ainda o fato do fuso horário, já que estava eu a assistir ao BBB (que me interessa e sei que vos apavora, rs), e quando percebo iniciam os serviços lá da Marquês de Sapacuí com a São Clemente entrando na avenida: poderia ser?
    Abraços pra quem é de abraços e beijos pra quem é de beijos, ok?
    Cid Nader.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pô Cid, vacilo é vacilo messsssmo... Toda a bateria da Mocidade Independente de Padre Miguel ostentava orgulhosa, na sua fantasia um "botton" celebrando os 53 anos da paradinha! Erro de cálculo. Agradecemos sua intervenção para esclarecimento dos fatos. Quanto ao BBB... Beijos e abraços.

      Excluir