domingo, 4 de março de 2012

Na cozinha da Copa

Só em filmes vimos um pé na bunda! Um tratamento dado aqueles que estão abaixo da linha da dignidade. Um pé na bunda é demais! Lembram os filmes do Charles Chaplin quando destratado por poderosos. Ou o Carlitos bêbado e aprontando das suas em lugares inadequados, para depois ser expulso com um certeiro pé na bunda.

A nossa fama é antiga. “O Brasil não é um país sério”, a frase atribuída ao General De Gaulle em 1960, presidente da França, na ocasião de um conflito diplomático com o Brasil, por conta da pesca de crustáceos. De Gaulle nunca assumiu a autoria, mas ficou e pegou.  Agora vem um cartola da Fifa e diz que o Brasil precisa levar um pontapé na bunda...

É irritante ouvir as justificativas das autoridades brasileiras. Sempre alegando que não é bem assim, que tudo está sob controle, que sabem, que estão providenciando, que estão planejando, que na semana que vem vai começar... E vão barrigando. Frases evasivas e nitidamente falsas.  Porque esse temor de consentir que algo não tá funcionando, não está bem? Seria mais fácil e honesto admitirem, o que todos estão vendo. Aceitar a crítica, agir, buscar informações, sugestões etc. E corrigir o que está errado, com dignidade.

Antes de levar um pé na bunda...

após o pé na bunda!

Não se trata de tomar o partido da Fifa, essa poderosa instituição internacional que tá mais “suja que puleiro de galinheiro” e anda pisando na bola, cujos interesses são questionados e questionáveis, e com razão.  Em relação à Copa no Brasil é complicado falarmos de outras cidades sedes, embora a mídia ande noticiando frequentemente muitos problemas que deverão dificultar a conclusão das obras para a Copa de 2014.

Campanha da Diesel

para quem merece um chute no traseiro

Mas é escancarado como o assunto vem sendo tratado aqui. A Agecopa/Secopa tem se mostrado um imenso cabide de empregos para políticos, que perderam cargos eletivos e/ou prestígio, com raras exceções. A indicação não teve outro critério e foram contemplados com status e altos salários. Conhecimento e competência técnica: nenhuma. Ou se a têm, não mostraram. Essa pendenga começou no governo passado e foi avalizada pelo atual. Decisões sobre o melhor transporte, demolição do antigo estádio e construção do novo foram decisões questionadas e demoradas. Histórias mal contadas. Teve até um ridículo relógio que marcava a contagem regressiva para a chegada da Copa. E que reloginho caro esse. E Mato Grosso saiu novamente na mídia nacional. Ficou mal no filme como sempre acontece quando se trata de nossos dirigentes políticos.

Políticos incompetentes

Piriguetes a perigo

O VLT pra Copa, já disseram que não ficará pronto. O mesmo dizem agora da Arena Pantanal, que teve uma boa largada em sua obra, mas, agora... A última conversa é que para que as obras da Arena ficarem prontas em tempo, seria necessário que o número de trabalhadores da construção civil que estão na obra atualmente fosse multiplicado por dois.


Charlatões de plantão

Perua sem noção

Aí, vem o cartola lá da Fifa e dá essa “carcada” nos brasileiros. Aparece do nada o Aldo Rebelo, Ministro dos Esportes, com aquela falinha lenta sem convencer ninguém. A postura dele demonstra sua larga experiência em assuntos esportivos. E se mostrou magoado com o dirigente da Fifa, Jérôme Valcke, pela menção ao chute no traseiro para tirar o atraso. Tirar o atraso das obras, que fique claro. Olha, pensando bem, um pé na bunda até que não seria de todo ruim esse pé na bunda dos brasileiros responsáveis (?) por “tocar“ as obras da Copa. É que os otimistas acreditam que um pé na bunda serve para acordar e/ou para dar um passo a frente.  Pra falar a verdade, eu mesmo gostaria de dar um pé na bunda em um monte de político que tem por aí... E vai dizer que você não tem essa vontade???

Jogo duro!

2 comentários:

  1. querido loro e querida fatima dos milagres da natureza
    amigo meu me intrigou oferecendo ao didi sodre o seguinte acontecimento:
    a copa de cuyaba tem o cheiro do banheiro do papa! filme uruguaio tristinho e intrigante ! na turne de jao paul II ,O PAPA POP ,esqueceu ,ou nao deu tempo de rezar no uruguai ,so que tava tudo pronto pra festança ecumenica ,a industria da FÉ , lamentavelmente lascou-se com o acontecimento rocambolesco ! tenho rezarei novenas rezarei p santa clara da televisao pra que essa profecia de meo amigo nao caia sobre nós ! amem !

    ResponderExcluir
  2. didi é mesmo profético... conhece a transcendência das verdades. daí que a pulga encontra seu recôndito lugar atrás de nossas oreias... é curioso que não sabemos a origem do vosso comentário, mas temos uma forte desconfiança sobre certa gente. gente assim tão fina quanto buena...
    abraços e bjs tyrannus

    ResponderExcluir