quinta-feira, 19 de abril de 2012

Money, money

“Não me amarra dinheiro não.
Mas formosura.
Dinheiro não.”  

Dinheiro é Deus pra muita gente. Talvez seja a coisa mais importante do mundo, superando ideologias e a própria fé. Cruz credo! Ouvimos isso da boca de um conceituado filósofo lá do leste europeu. Seu nome, entretanto... esquecemos. Mas não precisa ser filósofo pra concluir isso, um raciocínio pragmático. O reflexo do apego ao capital é a avareza, pecado capital.

Ei!
Você aí
Me dá um dinheiro aí!

Aqui como em qualquer lugar do mundo, dinheiro é sempre bem vindo. Como não!!!! Mas é um prazer robusto quando o poder econômico cai por terra diante do imprevisível. Sorte e talento. Sobre a sorte é difícil de falar, porque faz parte de um mundo cujos desígnios não temos nenhuma influência. É como os músculos involuntários que temos no corpo, sobre os quais não temos controle nenhum. O coração, por exemplo. O talento ou dom trata-se de habilidade inata. Entretanto, há estudos que dizem que essas habilidades inatas podem ser desenvolvidas com motivação e técnicas apropriadas.




Apostamos na sorte e acreditamos no talento! Cada um deles ou ambos pode surpreender a voracidade da selvageria capitalista. Uma partida de futebol onde a zebra entra em campo e o sucesso de um filme de baixo orçamento estraçalham o paradigma financeiro.

“Dinheiro na mão é vendaval
É vendaval
Na vida de um sonhador”


"Vivo esperando e procurando, um trevo no meu jardim"

Essa história de diferenças sociais e nas contas bancárias já rendeu muita grana, pelo menos na ficção. Histórias de amor entre um muito rico e outro muito pobre venderam muitos bilhetes nos guichês de cinemas.  E como faziam sucesso (e ainda fazem), levando multidões a se debulhar em lágrimas: “A princesa e o plebeu”, “Uma linda mulher”, “Love story”. Na vida real, lembramos do casamento do príncipe Charles com Diana (não durou muito) e não teve um final feliz.   

“Dinheiro, dinheiro, dinheiro, dinheiro  
Mim quer tocar
Mim gosta ganhar dinheiro (dinheiro!)”


"A princesa e o plebeu"


O que o dinheiro não compra? Pensamos, pensamos, matutamos... muitas coisas. Mas, essa coisarada que não tem preço parece que vai ficando meio piegas e/ou com prazo de validade vencido. Se der zebra numa partida de futebol, pode ser porque faltou negociação. E se uma grande produção cinematográfica não fizer o sucesso que estava programado, vai ver que o babaca do diretor fez um filme de arte.

“Eu aprendi... que dinheiro não compra classe” (Shakespeare).
“O dinheiro não nos traz necessariamente a felicidade. Uma pessoa que tem dez milhões de dólares não é mais feliz do que a que tem só nove milhões.” (David Lee Roth)
Há tantas coisas na vida mais importantes que o dinheiro! Mas, custam tanto”. (Groucho Max)  
“A riqueza não traz felicidade. A pobreza muito menos.” (Millôr Fernandes)


"E depois que inventaram
O tal dinheiro
Dinheiro
Eu não sou mais eu
Nem você é mais você"




Nenhum comentário:

Postar um comentário