terça-feira, 4 de setembro de 2012

Centros culturais

Sampa

Pesquisa divulgada na Conferência “Estado da blogosfera 2011”, em Los Angeles, mostra o avanço feminino na blogosfera, apesar de o predomínio ainda ser cabra macho. O levantamento refere-se a 2011 e registra que 59% dos blogueiros são homens, mas o percentual deles em 2010 era 64%. Pra nós aqui do Tyrannus essa questão de gênero não é problema. Mas... snifff... apenas 4% dos bloggers dizem que sua principal fonte de renda vem do texto on-line. Ah, mas têm aqueles que trabalham full time com blogs. Bem, entre esses, 37% declararam que a fatia mais grossa do bererê que arrecadam sai desse lance teclar/publicar. 

Imediatamente, uma dúvida pairou no ar seco que nos circunda cá no ninho. Diante dos resultados dessa pesquisa, encanamos: o que fazer? o que deixar de fazer? Sem pestanejar, optamos pela segunda alternativa. Deixa estar, deixa pra lá, deixa que eu chuto, deixa disso e por aí vai... Menos, deixa cair. Criar e manter um point na blogosfera, sabemos muito bem, pode até ser divertido, mas não é fácil.



Blogs são importantes e vieram pra ficar, pelo menos por enquanto. Fazem a ponte entre a opinião e a notícia, foi isso que julgamos entender em torno do que lemos sobre a tal pesquisa. Mas, se as próprias pesquisas têm lá sua margem de erro, ninguém garante que a leitura que fizemos é a mais correta. Vai saber...

A outra informação que nos chega vem do “World Cities Culture Report”, que executou um grande levantamento para identificar os maiores centros de arte e cultura no planeta. Nova York, Berlim, Paris e Londres continuam se destacando, nesta pesquisa que aponta 12 cidades como principais protagonistas quando a natureza é cultural. Istambul, Johannesburgo, Xangai, Sydney, Cingapura, Tókio, Mumbai e São Paulo estão na parada. E uma novidade é que esses centros urbanos inventam um perfil cultural próprio. 


A grande maçã, capital mundial do teatro

São Paulo, única cidade da América Latina a figurar entre as doze eleitas tem 869 livrarias. Mais do que Londres (802) e Nova York (750). E os cinemas da capital paulista recebem 50 milhões de espectadores por ano, deixando Londres e Berlim pra trás. É curioso conferir que mesmo com tantos apreciadores da sétima arte, São Paulo tem apenas 282 salas de cinema, perdendo para os grandes centros europeus e também para outras cidades emergentes como Johannesburgo (368) e Xangai (760).

50 milhões de paulistanos, por ano, vão ao cinema 

Ou seja: gente pra consumir cultura é o que não falta na maior cidade brasileira. Mas a infraestrutura... O mesmo se registra no que se refere às bibliotecas: uma biblioteca para cada 100 mil habitantes. É pouco, embora em Istambul e Cingapura, a relação biblioteca/população é mais catastrófica ainda. 


Xangai, centro cultural emergente

E segundo uma pesquisa interna que vive em nossas cabeças e apita de vez em quando, chegou a hora do stop. Não vamos falar sobre a oferta cultural em Cuiabá e, tampouco, sobre pesquisas de intenção de votos para as eleições que estão chegando. Deixa quieto! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário