segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Pitchibeque

Bonequinha de luxo ou Breakfast at Tiffany's

“Acho que terei que chamar alguém para consertar minhas joias”. Que frase estranha; ri da situação, que foi corrigida imediatamente. Tenho certeza de que não foi pela minha cara abobalhada, mas por constatar que não há em casa nenhuma joia de valor. “É, na verdade um hippie vinha a calhar...” Soou mais de acordo.

Pra não perder o embalo fiz um pequeno discurso sobre joias de valor. “Cê quer saber... não gosto mesmo de joias”. Prossegui a conversa. Mas pensei e pensei melhor para admitir pelo menos uma exceção. Um colar ou um brinco de pérolas. Beleza, sofisticação e simplicidade reunidas.


Contrapondo veio o argumento de que o que vale é a beleza. Tanto faz, seja uma peça cravejada de brilhantes ou uma peça étnica, de artesãos. O que encanta é a beleza. Tratando de mulheres em relação a joias, asseguro-lhes: não são confiáveis. “Os diamantes são os melhores amigos das mulheres”, assim disse MM.

Os homens preferem as loiras, but  diamonds are a girl's friend
Em relação ao colar ou brinco de pérolas, a única exceção... veio o fatídico discurso ambientalista: Você não dá a mínima para o sofrimento da ostra? Eu abobalhado, outra vez. Nem sabia que atualmente as pérolas são produzidas em fazendas, em escala industrial!!!!! Para produzir uma pérola, veio a explicação... há uma provocação. Um corpo estranho é introduzido no corpo da ostra que lhe causa uma pequena inflamação. A reação para combater este mal é cobri-lo com sucessivas camadas de madrepérolas. 

Moça com brinco de pérolas, com Scarlett Johanson
 (Johannes Vermeer)

Classuda a Coco Chanel
Joia, já foi gíria em tempos passados. E o nome de um long play (LP) de Caetano Veloso.  Joias, joias raras... eterna procura no reino literário.

A contracapa censurada de Joia

A verdadeira joia de Caetano Veloso
Joias são caras e têm multidões de admiradores. Algumas têm valores astronômicos e, reconheçamos, de acordo com a criatividade do design, são verdadeiras obras de arte. Joias têm glamour. Ostentam, embelezam, ornam... Se usadas com bom gosto, arrasam ao contextualizar um figurino e/ou uma maquiagem ou penteado.

The perfect Pink: o diamante cor rosa 
O que me invoca é que a joia de hoje, não tem mais acento. Ainda vivo o conflito com a última reforma ortográfica da língua portuguesa. Não que na minha intimidade as joias estejam presentes em seu sentido verdadeiro. Fim de papo. E pra fechar a conversa de hoje com chave de ouro, ouro de tolo, só mais uma palavrinha: Pechisbeque!   

Nenhum comentário:

Postar um comentário