segunda-feira, 16 de abril de 2012

Sem noção

Sem comentários
Algumas expressões adquirem tal grandeza que merecem ser analisadas e de um tempo para discorrer sobre elas, sobre o seu poder de mando e de fogo. “Sem noção”, você não tá entendendo!!!  

Optamos por uma abordagem genérica, mais coletiva do que individual, conforme a sugestão da nossa equipe de advogados e consultores associados que nos prestam serviço na área da assessoria jurídica que, até este momento, tem dado conta do recado, já que ainda não fomos vitimados por nenhum tipo de questionamento jurídico. E assim pretendemos dar continuidade em nossa discreta e elegante forma de enfocar acontecimentos, mesmo que eles suscitem fatos da mais aguda e profunda estranheza.

Há alguns anos, quando alguém se via ultrajado por outra pessoa, para questionar e anunciar um possível contra ataque, era comum retrucar: “Você perdeu a noção de perigo?”. E o sujeito ou sujeita logo entendia. Mais recentemente, aboliram a parte final da frase – “de perigo”, e, concordamos, ficou bacana e o sentido mais amplo. Bastando simplesmente um “você não tem noção!” ou “o sujeito é sem noção!”. E tudo está dito ou foi dito; sem discussão; entendido! Não ouse pedir explicações, porque um “sem noção”, não precisa de complementos. Sem noção é sem noção.




E a expressão assume complexidade de tal natureza, que seu real sentido depende mais do livre arbítrio de quem fala e de quem ouve, do que de qualquer outra questão semântica ou circunstancial. Ou seja, “sem noção” é a falta de clareza e de ressignificância pré-estabelecida.

Estamos explicando isso pra vocês que não têm noção do poder dessas duas palavras unidas. Para um bom entendedor, “um sem noção” é tudo. Dizem que a expressão superou a máxima da comunicação, “diz mais que uma imagem”.


Não viu o sol, seu sem noção?


Baloneiro é...


Pesquisamos a etimologia da palavra noção e vimos que a origem é do latim: notione, que significa conhecimento, ideia...   Pensamos que talvez “sem noção” tenha originado do “nós são”, que com o passar dos anos adquiriu a forma sincopada. Mas isso, claro, ainda precisa ser checado no capítulo dos prolegômenos idiomáticos, coisa que não tivemos tempo (e nem saco) pra fazer.  

Os meios de comunicação têm abordado o comportamento humano, valorizando pessoas pelas suas atitudes positivas. “Gente que faz”, “gente que acontece”, “gente de expressão”. Em nossa dupla memória que, somadas, já ultrapassam um século de história e de malhação, achamos que os “sem noção” merecem... ops... pensando bem, tem muito programa sem noção e muito sem noção por aí falando, se apresentando, comandando, propondo.




São milhões de sem noção ou histórias sem noção. Sabemos de um caso onde alguém, após ser classificado como sem noção, partiu para as vias de fato.  Vocês não têm noção... a pendenga foi para o campo jurídico. O mundo dos “sem noção” é cada vez mais populoso, é o mundo dos lacônicos, “com certeza”. Danou-se!  você não tá entendendo, por isso fizemos este post, sem noção...

2 comentários:

  1. Boa Noite...

    Gostei de ler o "sem noção"...Tenho encontrado e vivido com tantas pessoas sem noção que até já estou achando normal...rsrsrs, porém alguns programas de TV sem noção eu evito assistir, como foi o caso do BBB 12...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De pleno acordo, camarada. Gratos pela sintonia. Abraços dos Tyrannus

      Excluir