quinta-feira, 21 de junho de 2012

Rio + ou - 20

Brasil nos pregos
A torre de Babel é a imagem ou símbolo que mais se assemelha a Rio+20. Gente de tudo quanto é natureza, feições, vestimentas, idades, comportamentos, discussões posicionamentos... E tudo ou quase tudo é mais divertido, mais interessante, verdadeiro e dinâmico na Cúpula dos Povos, se compararmos com Jacarepaguá, onde os delegados mundiais, com jeitinho de workholic, elaboraram o documento conhecido como “rascunho 0(zero)”, que tá gerando descontentamento global.

É nesse juntamento de gente e arredores que fomos dar mais uma conferida. Dissemos tudo, ou quase tudo. O quase fica por conta do odor que parecia vir dos banheiros químicos enfileirados ali na área da Cúpula dos Povos. É dali que tá exalando um fedor lascado. Ou será que vem da cantada Baía da Guanabara? Sei não, chegamos até a beiradinha da água e ela estava limpa, pelo menos aparentemente.





Além dos militares que são milhares, a categoria mais aparente são os taxistas. Como já referimos em posts anteriores os taxistas cariocas repassam aos visitantes a atmosfera da cidade. Eles contam com a mobilidade e a facilidade de se comunicarem o dia todo... a noite toda se for necessário. E não é que eles estão reclamando dos transtornos que as manifestações populares vêm causando ao já normalmente caótico trânsito carioca.

A praça é do avião como o céu é do condor. É. A voz do povo é a voz de Deus. Mas foi a voz do Vaticano, que cerceou direitos femininos com a sua já famosa caretice. Mas nem só pelo despojamento e pelo poder de articulação as mulheres chamam a atenção por aqui.

Alice Braga: recado pelos animais

Nem todo mundo tá podendo se manifestar à vontade na Rio+20. Quem foi vetado na Cúpula dos Povos, segundo informações ao pé do ouvido, foi o Vik Muniz. Por conta dos patrocinadores do cara, ele não pode criar sua arte coletiva gigante, produzida com participação popular, na Cúpula dos Povos. Situação contornada com a montagem da obra num baita galpão, nas vizinhanças. O público tá indo conferir e ajudar na concepção do artista. E que tal lembrarmos de que "é proibido proibir", lema aprovado por gerações passadas. Nada de retrocesso rapaziada!!!!




Está quase pronto o visual da baía da Guanabara e seu entorno concebido por Vik, com objetos descartáveis. É muita lata, garrafa pet, plásticos e tudo quanto é e poderia vir a tornar-se montão de lixo. Mas, se você ainda quer participar, é melhor acelerar e vir munido de uma garrafa pet, azul – azul da cor do mar, porque o único lugar onde ainda cabe recicláveis é em alto mar.
 
Num estande improvisado, a marca do profeta do apocalipse “gentileza gera gentileza”, a máxima do Pai Gentileza. Jonas Banhos, que se define como palhaço ribeirinho, é o dono do pedaço e navega por águas amazônicas levando consigo uma barca literária, além das artes circenses.


 
Escultura de garrafas pet

O delicadíssimo biscoito do dia foi conferir a exposição "O resto é arte". Arte contemporânea da melhor qualidade, na Galeria Coleção de Arte, no Flamengo. A mostra pegou uma carona no evento global e expõe diferentes trabalhos que trafegam de forma criativa e original na contemporaneidade destes tempos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário