domingo, 4 de setembro de 2011

Precocidade não é garantia



Em vez de brincar de soldadinho, de boneca, de carrinho, esconde-esconde, pique latinha, cabra cega, videogame... ter que ensaiar. E a liberdade onírica da infância passa a conviver com ganância, tirania. Coisas do mundo adulto. Não é difícil imaginar que artistas que começam suas carreiras muito precocemente perdem a inocência mais rapidamente. A primeira coisa que nos vem à cabeça em relação a esses jovens artistas é uma certa comiseração. Infância roubada.


Mozart, por exemplo, desde os quatro anos estudava teclado, aos cinco iniciou violino e órgão e já passou a compor. Além da música estudou francês, italiano, latim e aritmética. Adulto, ficou conhecido pelas caçoadas chulas, envolvendo principalmente situações sexuais e pelo interesse pelo ânus e pela defecação. O seu legado musical é retumbante.

As 4 anos já era uma diva
Shirley Temple é a mais famosa atriz mirim de todos os tempos. Seu famoso penteado era formado por 52 cachos que eram presos à noite por sua mãe e ainda era submetida a horas de tortura para deixá-los mais loiros. Quando ia à piscina era proibida de mergulhar por causa dos cabelos.

Michael Jackson, talvez o maior artista pop de todos os tempos, sofreu... Não teve vida própria, foi de domínio público ao longo dos poucos anos que viveu, talvez por isso desenvolveu a síndrome de Peter Pan. As crianças costumam ter um talento inato para a arte. Michael era assim, primeiro com sua voz, depois com sua música e sua dança.

As crianças são espontâneas demais, sinceras e verdadeiras, originais. Palavras que são critérios valiosos na qualificação de uma obra de arte. A frase de Picasso, "aos doze anos eu já pintava como Rafael, mas levei a vida inteira para aprender a pintar como uma criança", é o diagnóstico perfeito para tudo que estávamos tentando explicar aqui.
 
Mary-Kate e Ashley Olsen: gêmeas problemáticas

Esqueceram de mim... para sempre?


Judy Garland, a vida perdeu a magia 

Rick Schroder, astro do filme mais triste, trabalha agora em comédias 

Há um parênteses que precisa ser aberto aqui, a literatura. Uma arte extremamente cerebral e seria exigir demais que uma criança explodisse em talento nesse tipo de atividade criadora. Se bem que muitas crianças fazem poesias que deixam qualquer adulto babando.

Jackie Coogan (antes)
É o cinema a arte onde mais as crianças nos surpreendem. Na frente das câmeras muitos jovens artistas, que começaram bem cedo, amadureceram e cresceram profissionalmente. Um dos mais emocionantes filmes de Chaplin é "The Kid". Mesmo com a genialidade de Chaplin, é garotinho que arranca lágrimas e marca presença. Jackie Coogan quando adulto fez sucesso como o tio Funério, na série de TV Família Adams nos anos 60. Por falar na Família Adams - os filmes (início dos anos 90), foram eles que projetaram a atriz Cristina Ricci ("A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça", de 1999, e "Além da Vida", de 2010), com apenas 11 anos na época.

Jackie Coogan (depois)
A namorada do "Homem Aranha" (2002), Kirsten Dunst, é outra que começou bem novinha. Com apenas sete anos foi dirigida por Woody Allen num dos episódios de "Contos de Nova York" (1989). Ano passado ela venceu o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes, com "Melancolia". Dakota Fanning estreou e brilhou com apenas 11 anos em "Uma Lição de Amor" (2001), filme que também lançou sua irmã, Ellen Fanning, com apenas dois anos. As duas seguem carreiras já consolidadas no cinema.

Entrevista com o vampiro
Christian Bale fez seu primeiro filme com apenas treze anos, "O Império do Sol" (1987) . É um ator super requisitado e protagoniza atuações convincentes. Iniciou aos 13, mas desde os 10 já trabalhava no teatro, em comédias, com Rowam Atkinson, vulgo Mister Bean.


Vôo alto
Alguns pequenos artistas brasileiros se fixam na carreira. Outros não têm tanta sorte. É o caso de Fernando Ramos da Silva, que interpretou o personagem de "Pixote, a lei do mais fraco" (1981). Fernando teve um destino tão trágico quanto o do próprio persoagem, sendo assassinado seis anos depois do filme. Outros artistas, como Thiago Soares, que começaram cedo, no Brasil, saltaram para a vida... 


Thiago: direto para o Royal Ballet de Londres

Billie Eliot

Nenhum comentário:

Postar um comentário