terça-feira, 13 de setembro de 2011

Jazz in Chapada dos Guimarães

Jazz in Chapada pelas lentes de Rai Reis
Setembro entrou com tudo em Cuiabá, em matéria de qualidade na oferta cultural. Rolou o show de Ney Matogrosso, o Festival de Jazz em Chapada e inicia nesta semana mais uma bela opção: a Mostra de Cinema "Ao Redor do Mundo" que vai exibir, gratuitamente, nove produções de diferentes países, todas de 2010.

Esqueça Hollywood. É outro papo. Aproveite para se esbaldar na diversidade cinematográfica. Conheça o que jovens e antigos diretores, que gozam de prestígio mundial, andam produzindo recentemente.

A cada semana de setembro, até o dia 30, serão exibidos três filmes, no Sesc Arsenal, com sessões sempre às 19h. A curadoria da Mostra é do Juarez Copertino, uma das mais antigas referências cuiabanas quando o assunto é a sétima arte. O cara é apaixonado por cinema, desde a adolescência. E a paixão continua firme, basta dar uma olhada na seleção que ele preparou. Juarez é precurssor dos "happenings" por essas paragens, a tal da arte conceitual, e foi premiado no tradicional Salão Jovem Arte.

Camarim da peça "O Capote", Juarez de costas
Em alguns empreendimentos culturais que o casal Tyrannus emplacou, lá estava Juarez como parceiro. Fez o figurino da nossa peça de teatro "O Capote", em 1988, e também atuou nos bastidores da produção. Em seguida editamos juntos um zine sobre cinema chamado "Thriller", que era distribuído gratuitamente nas locadoras da cidade, naqueles tempos do VHS. Atualmente, escreve sobre cinema no Diário de Cuiabá.


A Mostra abre nesta quarta-feira (14/09) com "Dieta Mediterrânea", filme do espanhol Joaquín Oristrell, que começou como roteirista (Entre as Pernas-1999). Uma comédia romântica que traz em sua receita a gastronomia. Estão claras as influências almodovarianas no filme, que conta a história de um triângulo amoroso. A produção contou com assessoria técnica de renomados chefs da alta culinária internacional. Não vai ser difícil sair do filme morto de fome.



Na quinta-feira (15) é a vez de "Tetro", uma produção binacional (Estados Unidos e Argentina), capitaneada pelo grande Francis Ford Coppola. Beleza de filme. História forte que prende o espectador. Personagens incríveis. Um desses filmes que traz o pacote completo. Sob o manto do drama, há comédia e suspense. É fácil se envolver com este drama familiar. Filmado em Buenos Aires, Tetro é carregado de latinidade, com uma bela música e a exuberante fotografia que explora bastante o preto e branco. Coppola, do alto dos seus 73 anos, ainda é mestre, apesar de ter dito, quando esteve recentemente no Brasil, que filma como um estudante, querendo aprender mais sobre o cinema e si mesmo.



Na sexta (16) é o dia do filme sul-coreano "Poesia", do diretor Lee Chang-dong. O cinema oriental costuma ter um ritmo mais lento, mas supreende com abordagens mais filosóficas e aprofundadas. Investigações em torno do ser humano, demasiado humano, é o que sugere esta trama que narra a história de uma senhora às voltas com um infortúnio de seu único parente próximo, seu neto, além de estar sofrendo de alzheimer. Esquecer-se das palavras é bom, ela aprende, pelo menos para quem pratica a poesia, uma arte na qual é importante ver tudo como se fosse a primeira vez.


 


Nós, os maiores furões de Cuiabá, não garantimos a nossa ausência... em todo caso, vá conferir. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário