quarta-feira, 21 de setembro de 2011

1 ano com Tyrannus Melancholicus

"Um lance de dados jamais abolirá o acaso" (Mallarmé). "Nonada" (Guimarães Rosa), beirando às 3 horas da madrugada descobrimos, ontem, que o primeiro post do Tyrannus aconteceu dia 21 de setembro de 2010. Portanto, Tyrannus Melancholicus, esse blog de nome esquisito, comprido, difícil e bonito, emplaca seu primeiro ano.
O Tyrannus surgiu de uma (re)conjunção carnal, intelectual e almal (relativo a almas) que foi selada com uma viagem à Europa: "ao velho mundo, com velhos amores" (Luis Moreno). Viajar é preciso. E tome um ano de viagens precisas e imprecisas que compartilhamos na maior.. .

Mas que trabalho, meu Deus! Propostas e acordos feitos e relaxados pelo cansaço, pela escassez de tempo e, pior, de ideias, assuntos... Inserimos aqui textos com a nossa cara, abordando assuntos variados, inclusive a falta de assunto. Nossos bichos, miojo, romanesca, erros, androginia, gases, sonhos, temores, gafes, futebol, frustrações, política, desabafos, bafões, temas factuais, trocentas dicas culturais, até mesmo uma pegada meio reality show; enfim, crônicas cotidianas em que expomos nossa opinião ou a falta de. Isso tudo e mais alguma coisa foi moldando e esculpindo o estilo deste blog.

Jogando bozó, com Mallarmé

 Assuntos mais sérios que são indicadores dos vícios da sociedade em que vivemos pintam esporadicamente. Não tem como não expor a indignação diante de certas mazelas e assim fazemos. Na verdade, as pautas aqui vivem à deriva e surgem, muitas vezes, de uma hora para a outra sem pedir licença. Simplesmente vão se instalando e alastrando.

Com o Tyrannus fomos à Europa, Rio, Sampa, Chapada, Livramento, Poconé, Bonsucesso, Guariba. Assistimos shows de jazz, Ballet Giselle, concertos da Orquestra da UFMT e Estado, dança moderna Fukushima, exposições, debates literários (Marçal Aquino,Tezza, Rufatto e Nicolas Behr), cantamos no coral Sesc Canta, registramos casamento, festas de família, visitas, aniversários, natal, reivellon... Muiiiitos livros, muiiitos filmes, principalmente em casa, e até instituímos um “concurso interno de contos”, já temos dezoito, inéditos e maravilhosos, na nossa opinião.    



Humor é o nosso sal, ingrediente que tempera nossas vidas + uma pitada de filosofia, mesmo que seja profunda como um pires,  engrossa e dá o ponto no caldo do Tyrannus. A informalidade é regra básica. O esforço à duas cabeças e quatro mãos entra em cena na hora de atualizar. É trabalheira mesmo. Seja nos textos, seja nas imagens, tudo aqui é edição elaborada pra apresentar um conteúdo pelo menos razoável aos nossos visitantes.



Nossos amigos, leitores, não sabemos direito como se referir a estas pessoas que, na maioria, têm nos agraciado com palavras de entusiasmo, apoio e carinho. É gratificante ser contestado via emails e comentários por Gabriel, Eliane, Nely, Salete, Valéria (fotógrafa titular), Soraya, Anadyr, Ney, Giselle, Ivens, Graça, Kátia, Vera, Glorinha, Rosinha, Elianne, Ginho, Gervane, Julio Japonês, Eduardo Pherreira, Moema, Mimi, Ruth, JP, Juliana, Mauricio, Luciana, Danilo (hors concours, nos comentários!!!), Roberto, Prudêncio, Waldir, Keiko, Nívia, Maria, Everton, Bebeto, Fabrício, Gibran, Aclyse, Marisa, Marigema, Bia, Martha, Marta, CAA, Taubaté, Rosy, Rosi, Daniel, Nishi, Mikey, Gislaine, Walfrido, Adriana, Mônica... perdão, se esquecemos de alguém!         



Adoramos o inusitado e, falando em visitante, ontem à tarde, sol a pino, nesse calorão cuiabano que poucas criaturas aguentam, eis que aparece em nosso quintal um baita lagarto tiú, bicho não temente ao sol, habitante secular do cerrado. Vai saber como ele aqui chegou... Só sabemos que não tem como desprezar o registro desse improvável acontecimento. Cuiabá, nossa casa é “Mundo Cerrado”!!!!


À noite, em altíssimo astral “Mundo Cerrado” em forma de livro-poemas, chegou, acompanhado pelo Coral Sesc Canta, entoando o ritmo quente do maracatu e "Acalanto", de Caymmi, com um solista especial, o pai do poeta - Alayr Falcão, estudioso de canto lírico há várias décadas. Emocionante para todos que presenciaram, e imaginem para o blogueiro que lançava mais um livro e acompanha o pai-solista entoando uma cantiga de ninar. "Eu olhava pra cara de seu pai, e depois pra sua e sentia vontade de chorar" (Carlos Taubaté).


Esses momentos de alegria foram entremeados com momentos de tristeza. Um ente querido, o Hênio, com quem convivemos durante vários anos, foi para o andar de cima. Saímos da festa do lançamento do livro direto para o seu velório. Pensamos um pouco e não titubeamos: um livro com dedicatória foi colocado junto ao seu corpo, carinhosamente. Poetas são criaturas demiurgas, pois têm uma relação mais próxima com os entes celestiais. Pode ser que nessa viagem, ele pegue o livro para ler.
Hênio e Lila
Encerrando esse “post” comemorativo e “sem querer querendo” (Chaves) ser pretensiosos, chegamos à conclusão que a definição cabível para o blog Tyrannus Melancholicus é: “Se queres ser universal começa por pintar a sua aldeia” (Tolstoi). No caso, nossa casa, nossas pequenas e inquietantes vidas (Lorenzo e Fátima). E muito obrigado.

7 comentários:

  1. Parabéns e sucessos para vcs, sabemos como é por paixão que fazemos as postagem de um blog!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei, adoro! Estava ainda agorinha a zanzar pelo blog já que não pude presenciar o lançamento do livro. Queria ver as fotos os comentários, quando o que me chamou a atenção foi exatamente a data do nascimento do blog. Interessante, ele tem nome de passarinho, meio Manoel de Barros, e nasceu no dia da árvore, soprado pelo ares da vindoura Primavera. Achei o máximo!
    Parabéns Lorenzo, parabéns Fátima, pelo livro, pelos filhos e por mostrarem que aquela história de comer a carne e roer o osso pode dar caldos interessantes.
    Grande abraço!
    Aline Romio

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Fátima e Lorenzo,
    seguimos acompanhando o blog que sempre nos faz parar e relaxar um pouquinho com a rápida e boa leitura!!
    beijos continuem com ele e se cuidem muito por aí!!!
    alexandre (sasss)

    ResponderExcluir
  4. Que maravilha de encontros, no lançamento do "Mundo Cerrado"... desde o título...Bjo

    ResponderExcluir
  5. Salve Lorenzo e Fátima. Parabéns pelo 1 ano de um dos blogs mais criativos da internê. Ah, e parabéns pelo livro também. Não pude ir ao lançamento mas quero comprar. Como faço? Faz um merchan aí...

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo aniversário do blog pelo livro e obrigada pelos momentos felizes que vivemos juntos por aí e pelo pantanal entre os selvagens jacarés tuiuús capivaras e os domesticos tropo nikita e o mais recente tiu.
    abracos e beijos e até breve. abraços para a lila.

    ResponderExcluir
  7. Mesmo com todos os entraves no dia do lançamento,fiquei mto feliz em poder estar junto e partilhar do momento especial.Parabens por 1 ano de vida do Tyrannus!
    Beijus
    Julio Japonês!!!!

    ResponderExcluir