quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

E o mundo não se acabou

“Anunciaram e garantiram que o mundo ia se acabar”... desde  que me entendo por gente ouvi várias vezes que o fim do mundo estava próximo. Por enquanto, esses recorrentes papos apocalípticos nunca saíram do que a gente costuma classificar de conversa fiada. Espero que assim continuem sendo: tudo fake.
Só que tem um problema. Ficamos temerosos, após ler algo sobre o 22 de dezembro, antes de preparamos este texto. Preparem-se. Segundo os Maias, povos que habitaram as florestas tropicais do México a Honduras, daqui a 1 ano, exatamente, no dia 22 de dezembro de 2012 será o fim do “mundo de ódio e materialismo”. Não sabemos precisar até que ponto isso é mesmo o fim do mundo, mas ódio e materialismo são coisas que não têm faltado nos dias atuais. E ser num sábado! Quer dizer que sequer teremos o domingo pra descansar. E uma parte aqui do Tyrannus, que aniversaria no dia 23 de dezembro, não chegará na sua 54ª primavera. Verão, melhor dizendo.

Pintura rupestre Maia
Mais recentemente astrofísicos anunciaram que um asteróide de 1,2 Km e 2,6 bilhões de toneladas poderá chocar com a terra em 21 de março de 2014. Perigas Cuiabá não sediar a Copa 2014!!!! Ai meu Deus!!!!!!!
Como boa parte da população mundial é pessimista, as profecias em torno desse anunciado final dos tempos costumam ser bem recebidas, se é que é possível receber bem uma notícia dessa natureza. Pouco antes do ano 65 d.C., o filósofo Sêneca, saiu com esta: “Tudo o que vemos e admiramos hoje vai queimar no fogo universal, que inaugura um mundo justo, novo e feliz”. Quase 15 anos depois (79 d.C.), bastou o vulcão do Monte Vesúvio entrar em erupção para que o povo se lembrasse do velho Sêneca.
E vamos botar mais fogo nessa conversa. Que tal um incêndio que destrói 80% de uma das cidades mais famosas do planeta? Pode ser coisa de fim de mundo mesmo. E aconteceu em 1666, em Londres, colocando muita gente de orelha em pé. Bom, um número que termina com 666 é algo assim meio besta, né?! Também na Inglaterra, em Leeds, 1806, uma galinha começou a colocar ovos no formato da frase “Cristo está chegando”. Era só o que faltava: uma galinha como arauto do apocalipse.

O sono de um padeiro quase acaba o mundo
Em 1910, o final dos tempos viria dos céus. A passagem do Cometa Haley provocou histeria entre europeus e americanos que acreditavam que a cauda do cometa continha um gás que acabaria com a vida no planeta. Os italianos, escandalosos por natureza, trataram de engarrafar ar para manterem-se vivos.

Cometa de Halley, esse é reincidente 

Cometa Hale-Bopp

Os membros da Testemunha de Jeová também pagaram um mico com essa história. Previram o fim do mundo para 1914, mas nada aconteceu e até o Botafogo voltou a ser campeão. Na passagem do cometa Hale-Bopp, em 1997, novamente o perigo finalizador dos tempos estava no céu. Foi o suficiente para que um pequeno grupo de 29 pessoas, ligadas ao grupo religioso Heaven’s Gate, providenciasse seu fim de mundo particular, através do suicídio coletivo. Em 1984 o Wall Street Journal alertou para o fim do mundo em 01 de janeiro de 2000.


A gravação

Orson Wells protagonizou a maior mentira sobre o fim do mundo dos últimos tempos. Em 1938 convenceu o diretor da Columbia Broadcasting System a transmitir uma adaptação de "A Guerra dos Mundos" de H.G. Wells. Em 30 de outubro, às 20 horas, foi para o ar uma narrativa minuciosa sobre a queda de um meteoro nas imediações de NY. Cerca de 50 milhões de ouvintes foram pirando com as notícias que chegavam... a loucura atingiu seu ápice quando seres gigantescos saíram do meteoro exalando gases tóxicos.

Uma multidão enlouquecida tomou os quartéis, postos policiais, hospitais. Veteranos da Grande Guerra vestiram seus uniformes e despediram-se de suas famílias partindo para defender o país. Negros no Harlem abriram as janelas e se atiraram. Em Minneapolis uma mulher enlouquecida percorreu as ruas, descabelada, anunciando o fim do mundo. Em todas as cidades norte-americanas, propagou-se a notícia de que NY estava ameaçada pelos robos marcianos.

Após 18 minutos, quando encerra a encenação com a morte do locutor, uma voz anuncia: "Vocês acabaram de ouvir a primeira parte de uma apresentação de Orson Welles, que radiofonizou "A Guerra dos Mundos, do famoso escritor inglês H.G. Wells". Final da história: O diretor da C.B.S. perdeu seu cargo e Orson Wells ficou famoso. É tudo verdade!
Wells cercado por repórteres: Muitas explicações 

Nenhum comentário:

Postar um comentário