domingo, 4 de dezembro de 2011

Dr. meu coração é corinthiano

"Doutor, eu não me engano, meu coração é corinthiano"
“Ah! tá, já sei!”. Quatro palavras, nove letras que, juntas, formam um frase curta, lacônica, com duas exclamações, uma vírgula, uma interjeição, um advérbio de tempo, dois verbos (um em forma sincopada). Sujeito oculto (?), objeto direto... Morfologia, sintaxe. Quanto ao significado da frase, ah! aí já não sei! Falta-lhe um complemento. Dependo do contexto. Difícil entender a totalidade de seu sentido, pois o saber é imensurável. A frase por si só não leva a nada.
Vai certa prepotência de quem a diz e muitas vezes cai no ridículo, logo em seguida. Já sei! Afinal, o que sabemos realmente nessa vida?  Para responder à pergunta, emprestemos a sabedoria do filósofo: “só sei que nada sei”. Afirmar taxativamente saber, é algo meio temeroso. Os mais sábios comungam com essa filosofia, talvez por isso sejam sábios. Mas os sabidos, ah... esses não têm medo: “Ah! tá, já sei!”
Final do Brasileirão: Corínthians X Palmeiras

Essas palavras aladas saíram da boca de Marcos Valério, aquele mesmo, criador e principal articulador e mantenedor do “valerioduto”. Nem menos, nem mais, carregada de significado, de compreensão, de assentimento.  O dito cujo já está às voltas, de novo, com a contravenção. A polícia chegou e deu  ordem de prisão.  “Ah tá, já sei!”, foi a sua reação, sem contestação. Ele sabia de verdade! Foi em cana. Se ainda está ou não encarcerado... Ah, tá, não sabemos.
Naquele camburão alí: Ah! tá, já sei

Acordamos neste domingo com a notícia: “O Sócrates morreu”. “Ah! tá, já sei!”... O Corínthians vai ser campeão. Pode ser que Deus tenha levado o “doutor”, mas, em troca, deu o título ao Coringão. E o grande jogador, dentro e fora de campo, se mandou mesmo. Fica sua imagem de craque elegante, nada espalhafatoso nos movimentos, sem pedaladas e exibicionismos. Até os toques de calcanhar, nos quais era mestre, eram usados mais pela necessidade da situação, do que para embelezar o lance. Sócrates era estiloso na sua intimidade com a pelota. Líder, inteligente e coletivo. Muuuiiito acima da média, em nível de intelecto, do que a maioria absoluta dos jogadores de futebol brasileiros.




Antes da rodada final do campeonato brasileiro, na televisão e na internet, acompanhamos fragmentos da vida desse magrão barbudo, respeitado no mundo inteiro. Alguns textos belos, emocionantes e, pelo menos um, bastante curioso, pois, além de emocional, muito bem humorado. Coisa do Xico Sá, notável escritor e jornalista. Xico, que era amigo de Sócrates, como o “doutor”, nunca foi um protótipo de beleza masculina. “Te assusta não, Xicão, a gente veio de longe e tá é no lucro! Aqui na terra num tem boniteza que dê jeito... e olhe que somos lindos”!
Corínthians é penta!
”Ah! tá, já sei!” O Corínthians é penta campeão; o ministro do trabalho, deu trabalho, mas pediu demissão; Havelange abandona o COI, alegando dodói, pra não ser investigado pelo Comitê de Ética; Fátima Bernardes sai do JN e vai fazer programa... ”Ah! tá, já sei!”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário