segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Hail! Hail! Rock'n'roll


Country + blues + gospel + folk. Faça versos simples, de preferência com apelo juvenil. Misture bem e mande bala. Essa foi a fórmula utilizada por Chuck Berry, cantor, compositor e guitarrista, considerado um dos pioneiros do gênero rock, esse estilo de música que tanto amamos e que é um capítulo da história da música universal. "Hail! Hail! Rock'n'roll" é um documentário musical que resulta de show organizado por Keith Richards, em 1986, para comemorar os 60 anos de Chuck, seu ídolo.

Desde o final dos anos 80, quando fazíamos uma revista de vídeo - Thriller, que bombava nas locadoras locais, nós torcíamos por um reencontro com esse documentário. Há poucos dias ele foi exibido e gravamos. Faz parte de nosso acervo (é o tipo de musical que você tem que ter em algum aparato tecnológico). Histórico. Tá mandando vê cá em casa. Os famosos riffs dão o tempero agitado do rock. Mas uma única balada que rola é um dos  momentos mais belos do filme.
São muitas as peripécias desse músico genial que, neste doc, aparece cantando, tocando e dançando; além de figuraças de diferentes gerações do rock, como o próprio Keith, Julian Lenon, Eric Clapton, Bruce Springsteen, Etta James, Robert Cray, Johnnie Johnson, Little Richards e Jerry Lee Lewis, entre outros. O pai, a mãe e os irmãos de Chuck também aparecem dando rápidos depoimentos a respeito de artista. 




A direção é do escolado Taylor Hackford, diretor de outra bela biografia musical, "Ray" (2004). Chuck Berry teve influências de Nat King Cole, Louis Jordan e Muddy Watters. É acusado de ser o cara que soube fazer o rock funcionar, inclusive, comercialmente. Tipo botou ordem na casa e mostrou o caminho, porque quem sabe, sabe.



Entre as passagens mais interessantes estão as falas do próprio Chuck e Richards, produtor do evento. Tipo dois bicudos, ou vale um fã rebelde ao lado o ídolo doido. A certa altura, depois de sucessivos ensaios e já em cena durante o show, Berry se aproxima de Keith e diz que não vai fazer o que ensaiaram. Problemas... E o homenageado, realmente, burla o ensaio. Os demais músicos olham com cara de "o que fazer agora" para Keith, o organizador da parada. E este ordena: improvisem.  


Quanto vigor, quanta criatividade. Esse é Chuck Berry, do qual nada sabemos ultimamente, apenas que caminha para os seus 90 anos. Em 2008 e 2009 passou pelo Brasil fazendo shows em várias cidades.    
  

Um comentário: