domingo, 12 de agosto de 2012

Sacundim, gundim, gundá!

Olimpíada 2016: Festa verde e amarela

Lá se vão meus anéis. Não seja malicioso... Os olímpicos! Curtimos muito aqui em casa. Acompanhamos o dia a dia, chegando ao absurdo de acordar de madrugada no domingo, só pra ver uma ou outra competição. Claro que valeu a pena. Quem gosta dos esportes sabe do que estamos falando. Mas, e agora José... José para onde, com o final dos Jogos Olímpicos de Londres? Ora, ora... para o Rio de Janeiro, em 2016.

Resultados à parte, coisas boas aconteceram em algumas modalidades. A derrota do Brasil para o México, no futebol masculino, que deu a medalha de ouro aos mexicanos; segundo consta, deve fazer o Mano Menezes dançar conforme a música. Pois que ele caia fora. Uma pena a derrota do vôlei masculino, que perdeu incrivelmente para a Rússia. O líbero Serginho, Escadinha para os íntimos, atleta de origem humilde e gente boa, mostrou pro Ronaldo Nazário como é que se responde a uma pergunta óbvia: "Perder e ganhar faz parte do jogo". Ronaldo Bola respondeu assim: "Não ganhamos porque perdemos".


As argolas de ouro de Zanetti

Outro lance que gostamos de reparar é nos profissionais que fazem a cobertura das competições. Perdoamos e aceitamos aqueles que torcem, mesmo que escancaradamente, pois não tem como não se envolver. Mas fazer isso de forma espirituosa, com muito humor não é pra qualquer um.
O mundo está cada vez mais competitivo. Derrotas e vitórias são exercícios praticamente cotidianos.  Perder é muito sofrido para atletas assim como para qualquer simples mortal. É difícil, custoso de aceitar, mas precisamos aprender, ou melhor, às vezes aceitar. Pra alguém vencer, alguém tem que perder!  Que vença o melhor!

Jaqueline foi "a" protagonista na vitória do volei
Narradores e comentaristas esportivos, entretanto, precisam por na cabeça que não são os donos da verdade e que vivem queimando a língua. Uma das graças e das belezas dos esportes são originárias da imprevisibilidade. Não sei se estamos sendo bem claros e talvez nem todos concordem conosco. Um exemplo que não deve ser seguido está claro na postura do chato do Galvão Bueno que, provocado num programa pelo comentarista Renato Maurício Prado, perdeu totalmente a compostura. Que coisa feia, Galvão... anos e anos aguentamos suas babaquices e você apronta uma dessas???!!! Aposenta de vez! 


Yane Marques: bronze no pentatlo moderno
Além das competições que mexem com a nossa emoção, as cerimônias de abertura e de encerramento são merecedoras de atenção. Neste domingo acompanhamos o show de encerramento onde predominou a boa música inglesa, num grande, suntuoso e tecnológico espetáculo. E pra arrebentar o coração, uma apresentação de artistas brasileiros por pouco menos de 10 minutos, já que os próximos Jogos Olímpicos serão no Brasil. Marisa Monte, B Negão e Seu Jorge, com a simpática participação especial do Renato Sorriso, o gari que dá shows nos desfiles do carnaval carioca, comandaram a performance. A direção foi da Daniela Thomas e Cao Hamburguer.


Esquiva Falcão, família de campeões!
Daniela é uma cenógrafa experiente e Cao, cineasta de respeito. Não haveriam de fazer feio. Não o fizeram. Souberam explorar a diversidade cultural brasileira com a profusão de sons e cores. A trilha musical passeou pelas Bachianas (Villa Lobos), Maracatu Atômico (Jorge Mautner e Nelson Jacobina), Aquele Abraço (Gilberto Gil), Nem vem quem não tem (Carlos Imperial), musica tribal. De nossa parte, havia certo temor de que o velho e desgastado estilo Sargentelli, com mulatas sambando e pouca... pouquíssima roupa... fim da picada. Foi um lindo convite para o mundo vir ao Brasil em 2016. 


Marisa, "Seo" Jorge e BNegão 

Renato Sorriso: é um vencedor

Um comentário:

  1. Escrevi um texto sobre a apresentação do Rio 2016:
    http://factoide.com.br/2012/08/13/aleatoriedades-a-simbologia-da-apresentacao-do-rio-de-janeiro-na-cerimonia-de-encerramento-das-olimpiadas/

    Abraços,

    Gabriel Lucas

    ResponderExcluir