quarta-feira, 25 de julho de 2012

A grande família


Entendi que era gente quando botaram na minha cabeça, nas salas de aula, que a família é a célula mater da sociedade. E fazendo aquela carinha de interesse no assunto, viajava, divagava... Imaginava uma família de pai, mãe, filhos, irmãos, tios, sobrinhos, primos, cunhados, avós paternos e maternos; encontrando com outra família e passando a viver juntas. Aí aparecia outra que se juntava a outra... O filho de uma família casava com a prima da outra ... e assim uma nova família começava, com cargas e heranças genéticas e culturais, com peculiaridades que iam se misturando, embolando...


Viver junto é bom, é ruim, é conveniente. Pessoas juntas se fortaleceram, produziram mais, defenderam melhor, saquearam com mais sucesso... desse jeito teriam se formado as sociedades? E nos meus pensamentos de criança, não é que tava certo? 


Mas fizemos parte de uma geração que combateu tudo e todos. Do "contra tudo", da contracultura e principalmente daquilo que significasse "establishment". E... a família era a representação mais próxima, mais resistente e acomodada a situação. Diferente do nosso pensamento naquelas épocas, a família é a estrutura social mais flexível que existe, porque a amálgama que a une, na maioria absoluta, é o amor aos descendentes e ascendentes. A família do século XXI é bem diferente da tradicional papai, mamãe, filhos... Hoje são vários arranjos e versões... que bom!


Família Corlenone

Inesquecível Família Trapo




Mas... família é família. Dramas, tramas, chantagens... E sai debaixo! Quando convivemos muito tempo com um grupo de pessoas, nas horas de emoção nos referimos a ele como "família". Isso quer dizer que rola amor, mas também rola muito sentimento e atos de baixo calão. A literatura, teatro, cinema e TV têm na família uma grande fonte de inspiração. Tanto para tragédias, como para comédias, passando pelo drama.  


Grande família: problemas!



Agostinho briga com Bebel na vida real e esquenta o clima em "A Grande Família". É assim que funciona esse pequeno grupo de pessoas que "almoça junto todo dia/nunca perde essa mania". Há esse registro na história das animações, desde a pedra lascada, com os Flintstones e seus quiprocós diários, até as calhordices inusitadas e verdadeiras e escancaradas em "Os Simpsons". 



Por que tenho 3 filhos e nenhum dinheiro?
Eu não poderia ter 3 dinheiros e nenhum filho? (Homer Simpson) 




Família é assim, nunca sai de moda, não nega fogo na hora de precisão (mesmo a contragosto, resmungando, falando que avisou etc e tal), mas nos socorre. Cada família tem seu jeito de tratar, de viver... algumas muito simples outras complexas como as retratadas pelo Nelson Rodrigues. Uma coisa é verdade, é inegável: quem conhece os segredos de família, é a barata!
As baratas ainda acreditam no grande barato!

Nenhum comentário:

Postar um comentário