domingo, 15 de julho de 2012

O fofo Kim Dotcom


Aquela nuvem que passa lá em cima sou eu...

Reviravoltas. Cuidado com elas. Estão por toda a parte, seja na realidade e ou na ficção. Na ficção, por exemplo, são muito bem vindas. Em supostas fórmulas para armar uma trama, seja no teatro ou no cinema, funcionam que é uma maravilha. A estrutura aristotélica do drama, aliás, já previa reviravoltagens em plena Grécia Antiga.  Mas, cuidado. Diante de uma reviravolta na vida real, mudar de lado ou de opinião, abruptamente, pode deixar-vos com o rótulo de “maria vai com as outras”.


Em janeiro deste ano a mídia planetária ribombou com a prisão de Kim Dotcom, menos conhecido como Kim Schmitz, alemão de nascimento, mas radicado na Nova Zelândia. De lá da Oceania ele tocava seu império de cyber pirataria, através do site Megaupload. E aí, né, já viu. Recebeu uma visita anunciada. Helicópteros aterrissando no jardim e aquela gritaria... FBI... Parecia até episódio do CSI... aiaiai. Era pra ser o fim da picada pro mister Dotcom e seus comparsas. Quer dizer, do jeito que a coisa vai indo, em vez de comparsas, melhor, sócios.


Nós os infiltrados, nada sabemos





O então poderoso chefão do Megaupload e mais três pessoas foram detidos na mansão domiciliar da empresa, acusados pelo USA de infrações contra a lei dos direitos autorais, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. Essas coisinhas que dificilmente resultam em prisão aqui no Brasil. A operação que engaiolou "essas turma", propositalmente, foi amplamente divulgada. Era preciso que o noticiário mundial enlameasse mesmo esse camarada. Notícia publicada, teve aquele ooohhh, de incredulidade, de boa parte da população mundial. Ora, Kim vivia suntuosamente, mas era discreto com os seus 136 quilos, cometendo exageros apenas dentro da sua pacata e palaciana propriedade.




Lar doce lar




Mas, tempo vai, tempo vem, eis que o vilão, o criminoso da internet; ao longo dos últimos meses, teve sua imagem alterada diante da opinião pública. Tão dizendo até que ele virou herói cult. A barra de Kim tá limpando graças ao twitter que ele maneja com maestria contemporizadora. Os EUA querem a sua extradição e alegam que o Megaupload, criado em 2005, faturou 175 milhões de dólares, causando um prejuízo de 500 milhões aos titulares dos direitos. Isso que é, ou seria, usar e abusar da pirataria.


Kim está em liberdade vigiada na Nova Zelândia e aguarda o julgamento de processo de extradição onde pode pegar até uns 20 anos de cana, nos EUA. Há poucos dias o tribunal neozelandês anunciou adiamento da audiência sobre esse pedido que estava previsto para acontecer em agosto, para março do ano que vem. A justiça da Nova Zelândia identificou ilegalidades na operação de busca e apreensão dos bens dos arguidos.




Datacenter Dotcom


Sinceramente, no que vai dar essa pendenga nada sabemos. Todas as vezes que tentamos praticar um jornalismo investigativo, vibrante e perigoso, nossa equipe de advogados que integra nossa assessoria e consultoria para assuntos jurídicos, vergonhosamente, mija pra trás. Têm vezes que chegamos a duvidar se ela realmente existe. Assim não dá... é o fim!


Dotcom dando duro



Nenhum comentário:

Postar um comentário