terça-feira, 31 de julho de 2012

Conversa de pescador...


Tá nervoso? Vai pescar, camarada! Essa é velha, mas tem novidade no contexto da coisa. É o seguinte, gente boa: se você é pescador amador, vai ter que comer o peixe lá na beira do rio mesmo, tá sabendo? E não pode acender fogueira, porque há risco de incêndio nesta época de seca. De duas uma, ou as duas e tudo ao mesmo tempo agora: a venda de fogareiros vai ser aquecida, ou o sashimi vai virar mania nessa beiradona de rio, seja abaixo, ou acima.


A outra opção é tentar burlar a lei. Qual lei? Ora, a lei que proíbe que pescadores amadores transportem o pescado. Ainda não tivemos acesso ao que diz a nova legislação que a gente pescou por aí... Mas, já tem gente maldosa dizendo que a lei não vai valer pra pescador amador que for "peixe grande". É que "peixe grande e suas histórias maravilhosas" está no campo da ficção, do cinema. Ah, tá bom... Conversa de pescador. Só pode ser, porque se não for, não é.




E se você está duvidando, pesque e pague. Pague pra ver. Agora o isopor e o freezer não serão mais seus companheiros quando você torar pra beira do rio. Quer dizer, esses recipientes podem ir cheios, mas têm que voltar vazios. A não ser que você leve a cerveja apenas pra passear na beira do rio, o que seria ideal, mas está longe de funcionar por aqui. Nestas paragens cuiabanas temos estação das águas e da seca. Lei seca, necas de pitibiriba. Bafômetro deve ser demais de caro... Ah, e se tivesse e fosse usado o tal do bafômetro, quanto bafão não ia rolar.


“Piquira morde?”. Pergunta feita no século e milênio passados por uma amiga que passou um final de semana no Rio de Janeiro, entre cariocas e cocorocas, e por lá deixou sua memória recente. "Duvidá" que ela também não sabe o quê que é lambari de esgoto, que nunca ouviu falar de rapa canoa e nem nunca foi ferrada por tchum tchum... aquele bagrinho piquititinho que machuca pra danado. 




Então é isso, pescadores e pescadoras, que amam matar mosquito e dar banho em minhoca nesse mundão sem porteira, mas com canoa e sarã, nas curvas de rio de existem por aqui. Essa lei vai ser um enrosco só pros que gostam de aliviar o stress segurando uma vara. Tá estranhando por quê? Quem pesca segura mesmo na vara... vai dizer que você vai de tarrafa? Pescou, tem que comer por ali mesmo, no barranco. Se for lá pras bandas de Leverger, num lugar chamado Barranco Alto, leva um banquinho que pode ajudar.  
   
Barranco Alto

Nenhum comentário:

Postar um comentário