quinta-feira, 12 de julho de 2012

Leitura criativa

Botero


"Jovem com habilidades nas novas tecnologias e muita vontade de aprender solicita orientação para se tornar seletivo e investir em seu enriquecimento cultural". Um anúncio hipotético. Bem que poderia ser verdadeiro.  Não o é, mas, é uma constatação. Misture ficção com realidade e quem sabe a gente chega lá, nessa propaganda digna de um classificado que poderia ser rotineiro numa sociedade evoluída.

Faça de conta e imite a realidade que te cerca. Desenvolva essa ideia em palavras, criando seus personagens. Invente do jeito que quiser e, depois de pronto o texto, coloque lá embaixo aquele esclarecimento de que qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência. Todo mundo vai acreditar, embora, conforme o grau de intimidade, alguns vão rir da sua cara de pau. Você também pode fazer como boa parte dos escritores que repelem o caráter autobiográfico de seus escritos.  Até parece que é fácil fazer isso.

Berthe Morisot

Susan Dorothea

A declaração de uma professora de universidade carioca que denuncia a falta de mediadores para incrementar o hábito da leitura entre os estudantes do ensino médio. Sua fala é motivada por pesquisa realizada no Rio de Janeiro, onde se registra algo semelhante à chamada inclusão digital. Porém, o quanto essa acessibilidade influencia no hábito da leitura deixa muito a desejar. O diagnóstico conclui que precisamos de mediadores para levar esses jovens à introdução das benesses literárias encontradas na internet.





Bom, primeiro, sobre benefícios que a literatura traz, o que vem à cabeça de imediato é uma sucessão de questionamentos e crises existenciais que a boa literatura costuma trazer. Isso, pelo menos, segundo o Marcelo Mirisola, escritor talentoso e talvez demasiado contemporâneo. Depois dessa consequência, que pode ser considerada assim meio "desastrosa", o que vem é lucro. Quem lê bastante e é seletivo, desenvove a criticidade, a imaginação, a capacidade interpretativa, o vocabulário... etc. E às vezes se mete a virar ou querer virar escritor também. Nesses casos, está tudo perdido. Perdido, que fique claro no melhor sentido.

Mas, voltemos à mestra que apresentou a questão, que tememos estar distorcendo um pouco aqui. A grosso modo, o que combina com ser grosseiro, parece ter ficado nas entrelinhas que os tais mediadores, espécimes ausentes no mercado da educação, seriam pessoas (profissionais) que tivessem um bom conhecimento de literatura e bem despachados em termos das tecnologias digitais.

Anita Malfatti



Ficamos aqui pensando nos salários e nas condições de trabalho que são oferecidas aos professores, acreditamos que em quase todo o Brasil. Ora, um profissional que sabe combinar boa literatura com ferramentas digitais, certamente, se comunica bem e não é tolo. Com esses predicados, por mais idealista que seja, vai encontrar um emprego que oferecerá melhores condições do que ser professor do ensino médio.

Van Gogh


Depois de colocar na berlinda os raciocínios expostos pela professora, chegou a hora de fechar o texto. Mas, antes, também dar a cara a tapas. Não há nada de ficção no que escrevemos. E a exposição do tema, reconheçamos, se deu de forma simplória. Isso combina com um traço de humor que gostamos de imprimir nas palavras do Tyrannus. O que a gente mais quer é vibrar com novas linguagens que ajudem a propagar a herança cultural vastíssima!

Salvador Perez Bassols

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