quinta-feira, 19 de julho de 2012

*Liforme branco


Uniforme:  que dá uma só forma. Vestimenta usada por um grupo para se identificar. Nos dias atuais é meio arriscado falar em uniformes. São tantos os direitos, na ponta da língua, que corre-se o risco de fomentar discussões calorosas em torno de direito à  individualidualidade até sei lá onde....  


Mas alguns uniformes já foram motivo de status, de elegância... Quem não se lembra das charmosas aeromoças da década de 60? Imagine você com um casaco de uma famosa universidade americana, no estilo  "college". Mocinhas e moçoilas de saia azul plissada e blusa branca foram motivos de muitas noites mal dormidas aqui no Brasil varonil. "Vestida de azul e branco, trazendo um sorriso franco... minha linda normalista rapidamente conquista..." Do outro lado do mundo, no Japão, o uniforme escolar é fetiche dos fortes. Os coroões japoneses não resitem a uma japinha num autêntico seifuku. E você resistiria? Ah! seifuku é uniforme escolar  inspirado nas fardas dos marinheiros.  








Daqui a alguns dias, mais precisamente dia 27, inicia a Olimpíada, em Londres. Aí sim, vamos assistir a um desfile de uniformes. E os modelitos estão dando o que falar. 






Os Estados Unidos, pra variar, tá em guerra. O uniforme fabricado pela famosa Ralph Laurents causou uma explosão de ira no Senado americano. Um senador propos que os mesmos sejam queimados, em praça pública, porque eles foram confeccionados na China, portanto devem ter uma etiqueta  "made in China", incomodando cada um dos atletas. O bafafá chegou na China e eles muito polidos, impassíveis e com aquele sorrisinho amarelo mandaram o honorário senador queimar seu Blackbarret, os equipamentos de sua casa, escritório e as roupas de seu guarda roupa.   







Os atletas ingleses vêm vestidos pela famosa estilista Stella MacCartney. A Jamaica, não perdeu tempo, mandou ver. O homem mais veloz do mundo, Usain Bolt, desfilou com o uniforme criado por Cedella Marley, filha de Bob Marley. Os espanhóis não gostaram do uniforme, que tem sido comentado e  criticado entre os atletas, nas redes sociais.


Uniforme da delegação espanhola...

e da delegação russa... hum, hum 




Nesses momentos, de grande emoção, o uniforme adquire status de bandeira do país, de manto sagrado, de segunda pele. Entre milhares e milhares de atletas, identificaremos nossos representantes em meio a combates, acirradas disputas e pelejas pelo verde e amarelo que estarão trajando. 






Mas, na terra dos papagaios nem tudo é calmaria, por causa do uniforme. Os atletas brasileiros estamparão em seus mantos as marcas dos patrocinadores oficiais: Caixa Econômica e Sadia. O primeiro desfalque, por não aceitar a marca dos patrocinadores ou coisa parecida no uniforme, foi a ginasta Jade Barbosa. Esquisito isso.  Seus patrocinadores não podem aparecer no uniforme oficial? Ou ela não quer usar aqueles que talvez não a tenham apoiado? Não entendemos, não ficou claro. 


É isso mesmo, ficamos sem opção diante dos patrocínios? Os atletas que irão representam a elite esportiva do Brasil, atletas de alta performance, os melhores ou só os melhores que aceitam ostentar as marcas financiadoras. Vá lá, a Caixa é uma empresa brasileira, mista sei lá. A Sadia é brasileira? Era pelos menos... mas depois de tantas fusões... 


Deve ter em nossa delegação atletas vegetarianos. Será que eles estão gostando de ostentar a marca de um frigorífico? Além disso, a pecuária brasileira é conhecida mundialmente como a maior responsável pelo desmatamento da Amazônia. Olha a imagem!!!!! 


Uma imagem que diz tudo:
fim da guerra (2ª)


* "eu vou pra Maracangalha, eu vou. Eu vou de chapéu de palha, eu vou. Eu vou de liforme branco, eu vou..." 

Nenhum comentário:

Postar um comentário